A primeira versão release candidate do novo Linux 5.17 saiu neste final de semana, até um pouco antes que o previsto. Devido a viagens de Linus Torvalds com a família, ele resolveu antecipar em 24 horas a chegada do kernel. Ele lançou o Linux 5.17-rc1, que marca o fim da janela de mesclagem do Linux 5.17. Portanto, acaba de ser lançada primeira versão release candidate do Linux 5.17
O Linux 5.17-rc1 está chegando quase um dia antes devido a diferenças de fuso horário. No entanto, todas as principais solicitações de pull estão em andamento e Torvalds acredita que está pronto para o lançamento. Linus resumiu o Linux 5.17-rc1 da seguinte forma:
o Linux 5.17 não parece ser um grande lançamento, e tudo parece bastante normal. Temos um pouco mais de atividade do que o normal em alguns cantos do kernel (o gerador de números aleatórios e a reescrita do fscache se destacam), mas mesmo com essas coisas, a visão geral parece muito normal: o volume é de vários drivers atualizações, com atualizações de arquiteturas, documentação e ferramentas sendo a maior parte do resto. Mesmo com uma reescrita total, esse diff do fscache parece mais um pontinho no quadro geral.
Então, você poderá acompanhar mais detalhes sobre esta versão ao ler o anúncio de lançamento.
Lançada primeira versão release candidate do Linux 5.17
O Linux 5.17 também traz muitos novos suportes de hardware, suporte imediato para o mais recente SoC da Qualcomm, uma nova ferramenta de análise em tempo real, manipulação de mitigação de linha reta x86, otimizações de rede notáveis ??e muito mais.
Linux 5.17 tem correção para ejetar um disquete quebrado
No mundo todo, é cada vez mais raro encontrar algum usuário de disquete. No entanto, esse código continua presente no kernel Linux. Não apenas isso, tem recebido várias correções e melhorias. Nesta versão 5.17 não é diferente. Há uma mudança que deve interessar esses usuários.
Desde dezembro estava pendente a correção do Linux em que um travamento poderia acontecer ao tentar ler um disquete quebrado e depois ejetá-lo. Para o Linux 5.17, esse bug bem específico teve uma solução definitiva.
O problema ocorria desde 2012. Portanto, levou dez anos para haver a correção. Se alguém tentasse ler um disquete quebrado e ejetá-lo enquanto a E/S está sendo tentada/repetida, pode ocorrer um travamento. As alterações do driver de bloco incluem essa correção de travamento de ejeção, bem como algumas outras correções de código de disquete mais comuns.
Via Phoronix