Esta semana, a ByteDance, proprietária do TikTok, organizou o CloudFW Open System Firmware Symposium para falar sobre seu trabalho de firmware de código aberto, mostrar suas parcerias no setor e muito mais. Uma conclusão interessante é que, graças ao peso do ByteDance, a Lenovo agora oferece suporte ao LinuxBoot de alguma forma.
O LinuxBoot, como lembrete, é o esforço de código aberto que substitui a maioria dos módulos UEFI DXE pelo kernel do Linux. Depois de ser iniciado pelo Google, o LinuxBoot passou os últimos anos como um projeto da Linux Foundation e desfrutando de crescente interesse da indústria, principalmente entre os hiperescaladores.
Lenovo começa a oferecer suporte ao firmware LinuxBoot com ByteDance
A ByteDance e a Lenovo veem o LinuxBoot como uma “poderosa solução de firmware com muito potencial de ganho”. O suporte LinuxBoot da Lenovo ainda parece estar em seus estágios iniciais, mas é ótimo vê-lo funcionando graças ao poder de clientes importantes como ByteDance – graças ao poder de compra desses grandes players que agora aplicam pressão crescente em torno dos requisitos de firmware de código aberto de CPUs aos fornecedores do sistema/placa-mãe.
Os slides são do ByteDance CloudFW Symposium desta semana em Pequim. Obrigado ao projeto Coreboot por nos enviar algumas fotos.
Bytedance, dona do TikTok, intensifica uso de firmware de código aberto
Tempos interessantes estão chegando para os fãs de firmware de código aberto. A Bytedance, proprietária do TikTok, organizou esta semana o Simpósio de Firmware de Sistema Aberto CloudFW em Pequim. Naquela oportunidade, eles celebraram o lançamento do CloudFW 2.0 enquanto implementam o Coreboot para substituir o UEFI.
A Bytedance está promovendo o CloudFW 2.0 como “a primeira solução de firmware do setor a produzir o firmware de sistema aberto de pilha completa em servidores x86”. Este simpósio foi organizado em parte pela Intel e pelo fornecedor Inspur.
É muito interessante ver a promoção do firmware de código aberto e como o CloudFW está aproveitando o Coreboot e vendo as vantagens dele em relação ao BIOS/firmware proprietário ou outros projetos menos ativos.
Com sua pilha de firmware de código aberto, eles também não tiveram que se comprometer em termos de desempenho.
É fabuloso ver a Bytedance apoiar o firmware de código aberto e agora promovê-lo e seus benefícios. Isso se junta a nomes como Open Compute Project e Meta, Google e outros hiperescaladores que também têm falado cada vez mais sobre os benefícios do firmware de sistema de código aberto.
Com essa tendência crescente da indústria, também é provável que a Intel esteja fazendo mais flexibilidade em torno do FSP e a AMD esteja trabalhando em um esforço de inicialização de silício de CPU de código aberto com o próximo openSIL.