Além da tão aguardada GPU da Intel para 2020, o esforço para a criação de um processador gráfico baseado em RISC-V contínua sendo liderado por Luke Kenneth e outros desenvolvedores de Hardware OpenSource.
Porém com toda a cobrança que a GPU da Intel demanda fica a dúvida, essa tal de Libre GPU RISC-V será realidade?
Uma coisa é certa, o esforço para criar um acelerador Vulkan baseado em RISC-V almejando até 25 FPS @ 720p, mais ou menos 6 GFLOPs.
O planejado é entregar uma GPU baseada RISC-V através da extensão Simple-V presente na arquitetura.
Entretanto apesar do desempenho ser bastante pobre para os dias atuais seu consumo de energia será projetado para apenas 2,5 Watts.
Leia támbem:
RISC-V: A arquitetura ideal para Linux!
The Linux Foundation une-se ao RISC-V para promover os chips de código aberto
Libre RISC-V M Class
Por outro lado, a criação do “Libre RISC-V M Class” continua sendo uma árdua jornada… Algo como uma caminhada pelas montanhas.
Porém seguimos otimistas, tal qual Luke Kenneth e outros desenvolvedores que continuam trabalhando no design deste chip hipotético.
Eles ainda precisarão fazer uma campanha de crowdfunding para chegar ao estágio de fabricação.
Mas não planejam uma discrete-graphics, mas um chip(RISC-V + GPU 3D) mobile.
Quem desejar ir a fundo em todos os detalhes técnicos, há um novo post no blog Crowdsupply que detalha as ideias para o projeto por L.K.C.L.
Para o Vulkan, eles continuam buscando a implementação através da plataforma Rust baseada em Kazan.
Pois aqui, há o Kazan Docs com sua última atualização da Simple-V.
Também será levado em conta outros elementos do design para tornar a implementação do Vulkan algo mais eficiente.
Mas novamente, essa tal de Libre GPU será realidade?
Bom, estas águas são desconhecidas no momento e é muito difícil fazer alguma afirmação no estágio atual do projeto.
Porém o que podemos ter certeza é que não será algo para os próximos anos.