Há quase um ano se fala nisso e, finalmente, a suíte de escritório LibreOffice deve ter compilação para WebAssembly. Em maio do ano passado ouvimos falar de algo neste sentido. Começaria ali o desenvolvimento da compilação do LibreOffice para o WebAssembly. É uma forma muito boa de usufruir dos recursos do LibreOffice em execução em qualquer navegador ou em outros ambientes.
Porém, passada a euforia inicial de 2021, tudo ficou praticamente parado. Porém, nesta semana, vários commits voltaram a aparecer nesta direção.
LibreOffice deve ter compilação para WebAssembly
A retomada foi graças ao desenvolvedor Jan-Marek Glogowski, que está de volta trabalhando na compilação do LibreOffice para o WebAssembly. Agora foram mesclados mais bits e peças, configurando-o como uma compilação de desktop não multiusuário e outras atualizações de compilação em torno do suporte a WebAssembly/EmScripten.
Tudo isso acontece antes da chegada da versão estável do LibreOffice 7.3, em fevereiro. Então, basta esperar para saber se toda essa atividade de agora resultará em algo prático até lá e teremos, finalmente, a esperada compilação totalmente concluída. No entanto, só devemos esperar algo de mais concreto a partir de agosto. As vantagens do WebAssembly vão muito além da execução segura do navegador. Há cada vez mais um interesse entre muitos para que o WebAssembly seja um formato portátil para software na área de trabalho. Esta seria uma importante alternativa para execuções e implementações de aplicativos e recursos em uma área restrita de forma mais eficiente.
O LibreOffice 7.3 adiciona suporte no Writer para hiperlinks anexados às formas, o Writer rastreia melhor e indica mudanças no texto, várias melhorias de desempenho, preenchimento automático semelhante ao Bash para planilhas do Calc, um novo recurso de edição de modo de marcador e muito mais.
O LibreOffice 7.3 tem muitos aprimoramentos no manuseio dos formatos de arquivo Microsoft Office DOC, DOCX, XLSX e PPTX para importação e exportação. Veja as notas de lançamento provisórias para obter mais informações sobre tudo o que está reservado para o LibreOffice 7.3.
O LibreOffice 7.3 é esperado para sua estreia estável no início de fevereiro. Downloads e mais detalhes sobre a versão beta 7.3 de hoje por meio do blog Document Foundation QA.
Melhorias gerais
- Os hiperlinks agora podem ser anexados às formas tdf;
- Âncoras de notas de rodapé e de fim no final de um parágrafo agora são tratadas exatamente como já eram tratadas no meio para fins de pesquisa / substituição por expressões regulares, ou seja, correspondem a expressão regular
[\p{Control}]
ou[:control:]
. Isso significa que eles precisam ser levados em consideração ao comparar o texto com o tdf de fim de parágrafo; - suporte ao nível de lista na postagem do blog de estilos de parágrafo do Writer.