A linguagem de programação C pode ter 48 anos, mas ainda é extremamente relevante para os desenvolvedores hoje em dia. Além disso, em certa medida, é muito mais popular que a badalada Python. Torcida, suposição, erro de tradução do post original, busca desenfreada por clickbait? Nada disso. São números mostrando que em 2019 a linguagem de programação Python foi derrotada pela velha e boa linguagem C. Portanto, a Linguagem de programação C supera o Python.
E quem mostra e comprova isso por A + B é o índice de popularidade de linguagens de programação da Tiobe em janeiro de 2020. O site Tiobe, que baseia seus rankings em consultas nos principais mecanismos de busca, concedeu ao C o título de linguagem de programação de 2019. E não foi sem motivo: a C viu um aumento de 2,4% nas consultas no ano passado. Assim, foi superior aos 2,1% de C # e 1,4% de Python.
Linguagem de programação de 2019: Python derrotado pelo boa e velha linguagem C
Embora o aprendizado de máquina e a ciência de dados tenham impulsionado o Python a novos patamares em 2019, Tiobe atribui a popularidade contínua de C à Internet das Coisas e à tonelada de dispositivos inteligentes lançados nos dias de hoje.
A C é excelente quando aplicada a pequenos dispositivos críticos para o desempenho. É fácil de aprender e existe um compilador C disponível para todos os processadores, escrevem analistas da Tiobe.
Atualmente, a C é a segunda linguagem mais popular, de acordo com o índice Tiobe em janeiro de 2020. Está atrás do Java e à frente do Python.
C ficou em primeiro lugar em março de 2015, mas não caiu abaixo do segundo lugar desde 2001. C foi classificado pelo IEEE Spectrum como a terceira linguagem mais popular em 2019, atrás do líder Python e Java.
Histórico
A linguagem C foi criada pelo pioneiro da tecnologia Dennis Ritchie na década de 1970, enquanto trabalhava na Bell Labs. Ele também é creditado como co-criador do Unix, juntamente com Ken Thompson.
Atualmente, o C é usado no desenvolvimento de sistemas operacionais, sistemas embarcados e aplicativos. É considerada a primeira linguagem de programação moderna e portátil, tendo sido portada para quase todas as arquiteturas e sistemas operacionais.
Essa era a importância das contribuições de Ritche para a tecnologia e programação. Muitos acreditam que não haveria Steve Jobs sem Dennis Ritchie, que morreu na mesma semana que Jobs em 2011.
C foi a base do Objective-C, que era o núcleo do Mac OS X da Apple, e a Microsoft criou o C # como seu próprio derivado do C.
Mais ranking:
Os outros líderes notáveis de Tiobe em 2019 foram Swift, que subiu da 15ª para a 9ª posição, e Ruby, que saltou da 18ª para a 11ª posição.
As 10 principais linguagens da Tiobe em ordem decrescente são Java, C, Python, C ++, C #, Visual Basic .NET, JavaScript, PHP, Swift e SQL.