Um dado está intrigando os desenvolvedores que lidam com vários tipos de linguagem de programação: é que a linguagem R apresenta crescimento surpreendente, subindo para o 8º lugar no mais recente índice de popularidade do site Tiobe. A R está logo atrás da JavaScript. Nada mal para quem, até julho do ano passado, ocupava a 20ª posição no ranking.
Em maio, quando a linguagem R melhorou no ranking do top 20 pela primeira vez em três anos, houve muita especulação. Assim, o site Tiobe especulou que isso poderia ser consequência da consolidação, com mais desenvolvedores migrando em direção ao Python. “Uma possível razão para isso é que a programação estatística está encontrando seu caminho da universidade para a indústria e o Python é mais aceito pela indústria”, disse o Tiobe na época.
Paul Jansen, CEO da Tiobe Software, agora acredita que R e Python se beneficiaram da demanda nas universidades. Além disso, houve esforços globais para encontrar uma vacina para o coronavírus que causa COVID-19.
Os dias de linguagens estatísticas comerciais e pacotes como SAS, Stata e SPSS terminaram, ele escreve na atualização de julho. Universidades e institutos de pesquisa adotam Python e R para suas análises estatísticas, continua ele. Muitas estatísticas e procura de dados precisam ser feitas para encontrar uma vacina para o vírus COVID-19. Como conseqüência, linguagens de programação estatística fáceis de aprender e usar, ganham popularidade agora.
Linguagem de programação R apresenta crescimento surpreendente
As classificações do Tiobe são baseadas nos resultados dos mecanismos de pesquisa relacionados às consultas da linguagem de programação. No entanto, alguns desenvolvedores questionam se esta é mesmo uma medida válida da popularidade de uma linguagem.
O analista de desenvolvedores RedMonk calcula que R nunca será um dos 10 principais linguagens por causa de seu público especializado. No entanto, observou recentemente que a R ilustra a “notável popularidade de uma linguagem cujo uso é restrito para todos os efeitos a um único domínio – aqueles que trabalham e operam com dados”.
A linguagem R também não aparece na lista dos 10 melhores do GitHub para 2019, liderada por JavaScript e seguida por Python, Java, PHP, C #, C ++, TypeScript, Shell, C e Ruby.
Motivos do crescimento não são claros
Exatamente o que está por trás do retorno de R no índice de Tiobe não está claro. No entanto, parece pelo menos sugerir que existem grupos para os quais a R é popular e prática. Também desmente a tese do Tiobe de que R estava perdendo a consolidação do mercado de linguagens de programação estatística.
Apoiando o palpite de Jansen de que a pesquisa de vacinas contra a COVID-19 está aumentando a popularidade de R, a pesquisa da StackOverflow em 2017 descobriu que R era a segunda marca mais visitada das universidades depois do Python. Ele também descobriu que os dois maiores grupos que usam R são acadêmicos de ciências sociais e biologia, seguidos de perto pelo setor de saúde.
Até fãs da linguagem de programação R suspeitam
Entretanto, mesmo os fãs de R, como o conhecido cientista de dados Hadley Wickham, suspeitam do mais recente ranking de R do Tiobe – e dos motivos de sua ascensão – apesar de estarem satisfeitos com sua nova posição.
Me: YAY #rstats now 8th most popular language! (https://t.co/uA4W1FXGPN)
Also me: hahahaa they’re just telling stories about random noise (https://t.co/oPEubLViDG)
— Hadley Wickham (@hadleywickham) July 4, 2020
Por outro lado, além da mudança ascendente de R, o índice de julho do Tiobe não mostra muita alteração na popularidade das linguagens. As 10 principais em ordem decrescente são C, Java, Python, C ++, C #, Visual Basic, JavaScript, R, PHP e Swift.
Veja também:
Linguagem de programação Julia afirma ser mais rápida que Python e R