Em 2022, muito provavelmente veremos o suporte à linguagem de programação experimental Rust dentro do kernel Linux. Novos patches atualizados foram enviados para fazerem parte do kernel. Eles apresentam o suporte inicial e a infraestrutura em torno do tratamento do Rust dentro do kernel.
Neste verão, a série de patches anterior foi postada para análise e discussão sobre a introdução do suporte à linguagem de programação Rust no kernel do Linux para complementar seu enfoque C de longa data. Nos meses desde que houve mais progresso na ativação do Rust para o kernel Linuxdesenvolvimento, Linus Torvalds não se opõe a ele, e outros a embarcarem com o esforço. O Rust para o kernel do Linux continua sendo de interesse crescente para os desenvolvedores em relação às preocupações com a segurança, já que o Rust oferece mais proteções de segurança de memória, reduzindo potencialmente a barreira de contribuição para o kernel e outros benefícios relacionados.
Alguns minutos atrás, Miguel Ojeda enviou os patches “v2” para suporte a Rust no kernel. Com esses pacotes atualizados, o código Rust agora depende de versões estáveis ??do Rust em vez do estado do compilador beta anterior, novas opções de modularização adicionadas, reforços de código mais rígidos, diagnósticos do compilador Rust adicionais habilitados, novas abstrações para uso no kernel e outros melhorias de código de nível.
Linguagem de programação Rust anuncia novos patches para kernel Linux
A Red Hat também está se juntando a Arm, Google e Microsoft para expressar seu suporte ao código Rust dentro do kernel Linux.
O suporte Rust para o kernel Linux em sua forma atualizada é de cerca de 32 mil linhas de novo código, incluindo documentação, código Rust de amostra e a infraestrutura associada.
A nova série de patches pode ser encontrada no LKML para revisão e discussão. Veremos como esta revisão é feita por outros desenvolvedores upstream e com alguma sorte nos próximos meses veremos este suporte preliminar consolidado. Como acontece com a maioria das adições de kernel, o suporte é configurável em tempo de construção se ainda quiser compilar uma futura construção de kernel Linux sem este suporte Rust complementar.
AMD faz algumas mudanças interessantes no driver SMCA para futuras CPUs
A AMD está preparando atualizações para seu código de driver SMCA (Scalable Machine Check Architecture) para futuras CPUs e aponta para processadores com layouts de banco diferentes entre núcleos de CPU no pacote.
Um conjunto de três patches enviados pela AMD na semana passada adiciona novos tipos de banco SMCA em preparação para novas CPUs e também alterações de layout de banco para futuros sistemas AMD. O que torna esses patches interessantes é:
Os sistemas AMD do futuro terão layouts de tipo de banco diferentes entre CPUs lógicas. Portanto, ter um único cache do layout para todo o sistema não será correto … Os sistemas AMD do futuro farão layouts de tipos de banco MCA de modo que o tipo de número do banco pode ser diferente entre as CPUs.
Patches da AMD
Os patches, porém, não explicam por queAs futuras CPUs da AMD podem começar a ver layouts de bancos diferentes entre os núcleos lógicos do sistema. É uma possibilidade real, porém, que seja em relação a um design de processador híbrido com uma combinação de núcleos diferentes, semelhante a Alder Lake / Arm big.LITTLE. As patentes da AMD nos últimos dois anos, juntamente com rumores, alegam que a AMD está desenvolvendo um processador híbrido e isso pode ser uma explicação para porque as futuras CPUs da AMD podem estar vendo os diferentes layouts de bancos entre os núcleos.
Quando se trata de novos tipos de banco SMCA adicionados para futuros processadores como parte desta mesma série de patches. as adições incluem: unidade MPDMA, unidade NBIF, unidade do hub do sistema, unidade SATA, unidade USB, unidade GMI PCS e unidade GMI PHY.
Estes últimos patches de driver de erro de verificação de máquina AMD podem ser encontrados na lista de discussão do kernel à medida que avançam em direção ao kernel Linux principal.
Via Phoronix