Linus Torvalds: 'Não sou mais programador'

Linus Torvalds: 'Não sou mais programador'

Linus Torvalds, criador do Linux, não faz mais palestras. Porém, o que ele faz e fez novamente no Open Source Summit Europe em Lyon, na França, é ter conversas públicas com seu amigo Dirk Hohndel, diretor de código aberto da VMware. Nesta discussão, Torvalds revelou que não pensa mais em ser programador. Linus Torvalds foi categórico: ‘Não sou mais programador’.

Então, o que a pessoa que todos pensam como programador de programador faz? Torvalds explicou:

Não sei mais sobre codificação. A maior parte do código que escrevo está nos meus e-mails. Então alguém me envia um patch … eu respondo com pseudo-código. Estou tão acostumado a editar patches agora que às vezes edito patches e os envio sem nunca ter testado. Eu literalmente escrevi no e-mail e digo: ‘Acho que é assim que deve ser feito’, mas é isso que faço, não sou programador.

Então, Hohndel perguntou:

Qual é o seu trabalho?

Torvalds respondeu:

Eu leio e escrevo muitos e-mails. Meu trabalho é, no final das contas, dizer ‘não’. Alguém tem que dizer ‘não’ a [esse patch ou a solicitação pull]. E como os desenvolvedores sabem que se fizerem algo que eu direi ‘não’, eles farão um trabalho melhor ao escrever o código.

Torvalds continuou:

Às vezes, as alterações no código são tão óbvias que nenhuma mensagem é realmente necessária, mas isso é muito raro. Para ajudar seu código a se reunir com Torvalds, ajuda a  explicar por que o código faz alguma coisa e por que algumas alterações são necessárias, porque isso, por sua vez, ajuda o lado gerencial da equação, onde, se você pode me explicar seu código, confiarei o código.

Linus Torvalds: ‘Não sou mais programador’

Linus Torvalds: 'Não sou mais programador'

Em resumo, hoje em dia Torvalds é um gerenciador e mantenedor de código, não um desenvolvedor. Tudo bem com ele:

Vejo que um dos meus principais objetivos é muito sensível quando as pessoas me enviam remendos. Quero ser como, digo sim ou não dentro de um dia ou dois. Durante uma mesclagem, o dia ou dois podem se estender em uma semana, mas eu quero estar lá o tempo todo como mantenedor.

É isso que os mantenedores de código devem fazer.

Acho que uma das principais coisas que você quer fazer é responder de maneira que as pessoas que estão enviando código, como patches ou solicitações, sintam que seu trabalho é – talvez não seja apreciado porque às vezes não é -, mas pelo menos eles recebem feedback.

Isso pode não parecer muito divertido. Hohndel lembrou que, afinal, a autobiografia inicial de Torvalds era intitulada Just for Fun. É verdade que, enquanto ele não está mais suando as mãos com codificação em PCs com 4 MB de RAM e bibliotecas e ferramentas simples, Torvalds ainda está se divertindo.

Linus Torvalds: 'Não sou mais programador'

Torvalds disse:

Em muitos aspectos, o desenvolvimento ficou muito mais fácil. … Temos ferramentas muito melhores e documentação muito melhor, temos muito mais comunidade onde as pessoas sentem que isso faz parte de seu trabalho e essa é a parte principal de seu trabalho. trabalho para ajudar novas pessoas a entrar.

Ainda assim, Torvalds admitiu:

O que talvez não seja divertido é que temos que ter muitas regras em vigor. Antes, havia mais brincadeiras e você poderia tentar as coisas. Há muita seriedade, mas a razão pela qual ainda estou fazendo isso é a coisa certa. Então, posso passar a maior parte do tempo lendo e-mails, mas parte da razão pela qual faço isso é que [caso contrário] eu ficaria muito entediado.

Linus, um impostor?

Linus Torvalds: 'Não sou mais programador'

 

Torvalds também admitiu que, embora esteja satisfeito com o que está fazendo hoje com o Linux, ele, como muitos de nós, tem dúvidas sobre sua capacidade. Até ele sentiu alguma coisa relacionada à síndrome de impostor.

É verdade que, com exceção da área de trabalho, o Linux roda praticamente tudo no mundo agora. Assim, Torvalds afirma estar

feliz com o Git não é o fato de ser dominado pelo mundo. É que todos temos dúvidas, certo, todos pensamos: ‘somos realmente bons?’ E uma das dúvidas que eu tinha com o Linux era: esta é apenas uma reimplementação do Unix, certo? Posso lhe dar algo que não é apenas uma versão melhor de outra coisa e o Git me provou que posso. Isso causou um grande impacto.

Se Linus Torvalds diz: ‘Não sou mais programador’, deve ser verdade. Acho que todos sabemos que ele é mais do que isso.

Fonte: ZDNet