Linux 5.14-rc1 lançado com atualização de drivers Big GPU e opção de memória secreta + agendamento de núcleo

Linux 6.9-rc4 traz mais correções de Bcachefs e mitigação de BHI nativa
tux

Após a janela de fusão de duas semanas, o primeiro candidato a lançamento do Linux 5.14 agora está disponível com todos os novos recursos a serem encontrados neste próximo lançamento do kernel. Assim, o novo Linux 5.14-rc1 foi lançado com atualização de drivers Big GPU e opção de memória secreta além de agendamento de núcleo.

O desenvolvedor Linus Torvalds comentou no anúncio do 5.14-rc1: “No geral, não acho que haja grandes surpresas aqui, e em termos de tamanho, este parece ser um lançamento bastante regular também. Esperemos que isso se traduza em um bom e ciclo de lançamento calmo, mas nunca se sabe. O último lançamento foi grande, mas foi bastante calmo apesar disso, então o tamanho nem sempre é o fator determinante aqui.”

Linux 5.14-rc1 lançado com atualização de drivers Big GPU e opção de memória secreta + agendamento de núcleo

Linux 5.14-rc1 lançado com atualização de drivers Big GPU e opção de memória secreta + agendamento de núcleo

O Linux 5.14 está trazendo:

  • uma série de melhorias no driver gráfico Intel e AMD Radeon;
  • memfd_secret como uma nova chamada de sistema para a criação de áreas de memória secretas;
  • menor latência para o driver de áudio USB;
  • uma série de melhorias no driver do sistema de arquivos;
  • ativação contínua em torno do Intel Alder Lake processadores híbridos;
  • Core Scheduling disponível;
  • melhorias para laptop AMD Ryzen com driver SFH atualizado e muito mais. 

Linux 5.14 estável deve chegar só em setembro

No entanto, é bom não se animar muito por enquanto. É que a maioria das distribuições GNU/Linux ainda estão lutando para atualizar seus kernels para Linux 5.13, que já teve seu primeiro lançamento pontual e está marcado como “estável” no site kernel.org. Sendo assim, os desenvolvedores do kernel estão ocupados novamente com o próximo lançamento principal, Kernel Linux 5.14.

Como acontece com todas as novas versões do kernel, o Linux 5.14 virá com drivers novos e atualizados para oferecer suporte a mais dispositivos de hardware, sistemas de arquivos aprimorados, arquiteturas, rede, agendamento, VM e, por último, atualizações de documentação e ferramentas. Confira o mergelog de Linus Torvalds aqui para todos os detalhes técnicos sobre isso.

A versão final do kernel Linux 5.14 deve chegar no final de agosto, dia 29, ou no início de setembro, dia 5. Como de costume, isso dependerá de quantos Release Candidates serão publicados durante todo o ciclo de desenvolvimento.

Até então, se você quiser ajudar os desenvolvedores do kernel com o teste do kernel Linux 5.14, vá em frente e baixe o primeiro Release Candidate do site kernel.org . No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, o que significa que NÃO é adequada para uso em uma máquina de produção .

O Linux 5.14 estável deve chegar bem a tempo para o Ubuntu 21.10, bem como para outras atualizações de distribuição importantes, como o Fedora 35.

Com informações de 9to5Linux

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile