A Trend Micro acaba de emitir um alerta sobre o aumento de ataques a sistemas baseados em Linux. A empresa conhecida por sua atuação focadas em cibersegurança acaba de emitir o alerta. Os ataques podem ocorrer em qualquer tipo de uso, seja em Linux para desktop ou servidor, mas a Trend Micro destaca que identificou o aumento especialmente em servidores.
Ataque de ransomware cresce 75% em sistemas Linux
No relatório apresentado, a empresa revela que o aumento foi identificado já no primeiro semestre de 2022. Os dados do relatório utilizaram como base o ano de 2021, e claro, quando comparado no mesmo período.
A Trend Micro acredita que o aumento de ataques de ransomware a sistemas Linux deve-se pela popularização do Linux em cloud computing. Além disso, a empresa destaca a alta relevância do Linux na era de trabalho híbrido.
A visibilidade da nuvem é particularmente importante, devido ao surgimento contínuo de novos grupos de cibercriminosos. Vulnerabilidades não corrigidas e ambientes mal configurados abrem portas para os atacantes, que estão focando cada vez mais em alvos específicos para obter maior vantagem financeira.
destaca Jon Clay, vice-presidente de inteligência de ameaças da Trend Micro.
Relatório de ransomware para Linux segundo a Trend Micro
Segundo a análise do relatório, governo, indústria e saúde foram os segmentos mais alvejados nos ataques. A empresa utilizou a comparação entre o primeiro semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2022.
Sabemos que muitas organizações estão lutando para gerenciar a segurança do ambiente, face às novas formas de trabalho, e por isso é essencial que elas aprimorem o mapeamento, a compreensão e proteção da superfície de ataque digital.
destaca Cesar Candido, diretor geral da Trend Micro no Brasil.
Além disso, grandes players como LockBit e Conti tiveram um aumento assustador de ataques, somente às duas empresas registraram um total de 500% quando comparado com o ano anterior. Porém, a uma forte tendência desse número crescer no segundo semestre.
Os ataques de ransomware a sistemas Linux tem sido extremamente lucrativos para os seus desenvolvedores e afiliados. Ataques cibernéticos estão se tornando cada vez mais lucrativos diante do sucesso nas ações. A maioria dos sistemas Linux atacados estão vulneráveis devido à falta de segurança, e claro, a falta de profissionais especializados.
Principais vetores ransomware para Linux
O relatório da Trend Micro também aponta os principais vetores de ransomware. Segundo a amostragem é possível verificar que a exploração de vulnerabilidade está em alta. Durante o primeiro semestre de 2022, a Zero Day da Trend Micro, publicou diversos avisos que somaram 944 vulnerabilidades encontradas em sistemas baseados em Linux.
Essas vulnerabilidades representam um aumento de 23%. Já o número de bugs críticos no Linux, que também foram publicados, o salto é maior, são 400%. Os grupos APT (Ameaça Persistente Avançada) continuam investindo em alta tecnologia para seguir com seus ataques.
Os métodos, de acordo com o relatório, empregam uma infraestrutura mais expansiva e seguem combinando várias ferramentas de malware. Porém, e não poderia ser diferente, o Emotet segue como um dos braços das principais estratégias de atuação. Por fim, saiba que os ataques identificados não visam a inoperância de sistemas, mas visam a mineração de criptomoedas. O volume envolvendo mineração chegou a 145%, quando comparamos o primeiro semestre 2021 e 2022.