Linux melhora suporte para laptop Lenovo Yoga C630 WOS ARM após cinco anos

Lenovo prepara o kernel Linux para “capacidade de ultra-desempenho” nos ThinkPads mais recentes

Demorou, mas veio. É que após cinco anos, o kernel Linux fez uma atualização e melhora o suporte para laptop Lenovo Yoga C630 WOS ARM. Quando se trata de laptops ARM (não-Apple), toda a emoção atualmente é em torno do SoC Qualcomm Snapdragon X Elite. No entanto, para aqueles que por acaso têm um laptop Lenovo Yoga C630 WOS com mais de 5 anos ou se deparam com um em uma promoção, o kernel Linux recebe agora suporte aprimorado para este laptop ARM mais antigo alimentado por um SoC Snadragon 850 envelhecido.

O Lenovo Yoga C630 WOS é um laptop conversível 2 em 1 alimentado por um SoC Snapdragon 850, Ecrã tátil de 1080p, 8 GB de memória DDR4 e foi concebido para o início da utilização do Windows em ARM. Com o próximo kernel Linux 6.11, ele está pronto para ver melhor suporte graças à adição de um novo driver para o controlador incorporado (EC) do laptop.

Linux melhora suporte para laptop Lenovo Yoga C630 WOS ARM após cinco anos

O driver “lenovo-yoga-c630” está definido para ser mesclado para esta próxima versão do kernel para suportar funcionalidades que dependem do controlador embarcado, como manuseio da fonte de alimentação, controle de porta USB Type-C, etc.

Este driver foi trabalhado por engenheiros Linaro e agora está sendo mantido para melhor suportar a experiência Linux neste início do Windows 11 no laptop ARM.

O novo driver está na fila dentro da ramificação Git platform-drivers-x86 antes do ciclo Linux 6.11 começar na próxima semana ou duas. Em 2019, houve algum trabalho inicial para apoiar melhor o Yoga C630 e mais melhorias em 2022, mas levou até meados de 2024 para ver o suporte ao driver EC renovado.