Há algum tempo, a distribuição Linux Mint alertou sobre a falta de atualizações do sistema operacional por parte dos usuários. Além de não atualizarem, muitos estão executando uma versão anterior do Linux Mint. Então, agora os desenvolvedores do Linux Mint anunciaram a solução desse problema. Eles acabam de criar um novo sistema de notificação de atualizações.
Alguns meses atrás, os desenvolvedores do Linux Mint descobriram que muitos usuários do Linux Mint não atualizam regularmente suas instalações, deixando-os vulneráveis ??a ataques. Por outro lado, alguns executam versões antigas do Linux Mint que chegaram ao fim da vida útil e não estão mais recebendo atualizações.
Linux Mint terá novo sistema de notificação para atualizações
Devido a essa descoberta, a equipe do Linux Mint decidiu melhorar o utilitário Update Manager, que permite instalar facilmente as atualizações em seu sistema Linux Mint, para notificar os usuários que não aplicam atualizações regularmente com mais frequência.
Depois de receber alguns comentários negativos de usuários que não entenderam as mudanças que eles queriam implementar no Update Manager para fazerem a atualização dos sistemas regularmente, os desenvolvedores do Linux Mint decidiram implementar uma novo método de notificação. Isso ocorrerá por meio de um pop-up ou caixa de diálogo (assim como o Ubuntu).
Embora mostre as mesmas informações que o ícone da bandeja, a notificação é mais perceptível e cria uma oportunidade para o usuário que pode ser facilmente capturada ou descartada, disse o líder do Linux Mint, Clement Lefebvre.
Um lembrete
O novo sistema de notificação de atualizações agirá como um “lembrete com gentilezas e boas-vindas”. Ele dirá que você possui atualizações de sistema que precisam ser aplicadas para manter a instalação do Linux Mint segura.
Se dispensada, a caixa de diálogo de notificação voltará em dois (2) dias para notificá-lo sobre as atualizações novamente. Se você decidir aplicar as atualizações, a notificação não será exibida por um longo tempo.
Da mesma forma, os desenvolvedores do Linux Mint também tornaram o novo sistema de notificação de atualizações configurável. Então, você poderá definir quando a caixa de diálogo de notificação será exibida ou somente para atualizações de segurança e kernel. Se você não o configurar, ele será exibido automaticamente se uma determinada atualização estiver disponível por mais de 7 dias ou se for mais antiga do que 15 dias, explicam os desenvolvedores do Linux Mint.
Carência
Além disso, você poderá definir um chamado “período de carência” de até 90 dias para que o novo sistema de notificação não exiba mais lembretes se você aplicou atualizações em seu computador nos últimos 30 dias.
E, é claro, você pode desabilitar as notificações de atualização completamente desabilitando as verificações automáticas ou o próprio Update Manager.
“Esperamos que as configurações padrão funcionem bem para a maioria das pessoas e que essas notificações sejam uma experiência positiva útil. A configuração disponibilizada é muito flexível e deve agradar a todos”, acrescentou Clement Lefebvre.
Veja aqui o anúncio da novidade.
9to5 Linux