Além de anunciar o M2 SoC, a Apple usou sua palestra da WWDC para anunciar também o macOS 13 “Ventura”. Uma das mudanças técnicas interessantes com o macOS 13 é a capacidade de usar o software Rosetta da Apple para execução rápida de binários Linux x86_64 executados em VMs Linux ARM da Apple Silicon.
Além da grande engenharia que entrou no Apple Silicon, tornando os Macs baseados em Arm viáveis ??tem sido o software Rosetta que faz um ótimo trabalho ao executar binários Intel (x86_64) macOS em Apple Silicon Macs com ótimo desempenho. Do meu próprio teste do desempenho de tradução binária do Apple M1 e do Rosetta para aplicativos x86_64 no Armv8 Mac Mini, ele fez um trabalho impressionante – e parece ser o caso em geral, considerando o sucesso dos novos Macs e problemas limitados com o Tradução do Rosetta x86_64.
Com o macOS 13, a Apple anunciou que os sistemas Apple Silicon que executam máquinas virtuais ARM Linux agora poderão acessar o Rosetta para tradução de binários Linux x86_64.
Esse acesso ao Rosetta é feito usando o macOS Virtualization Framework. Essa integração Rosetta não permite o uso de distribuições Linux x86_64 em Apple Silicon Macs, mas simplesmente o suporte binário de aplicativo de espaço do usuário nas VMs usando um host Arm Linux. Da mesma forma, esse uso do Rosetta depende do macOS Virtualization Framework e de quaisquer outras integrações, portanto, não funcionará fora do macOS – ou seja, sem sorte em execução em servidores ARM Linux que não sejam da Apple ou Asahi Linux e similares que desejam executar bare metal em Apple Macs.
macOS 13 adiciona capacidade de usar Rosetta em VMs Linux ARM para Linux x86_64
Mais detalhes na documentação da Apple. Além disso, haverá uma apresentação da WWDC amanhã sobre o tópico de VMs do Arm Linux.
Será muito interessante ver como esses binários Rosetta para Linux x86_64 funcionam na prática e como o desempenho e a confiabilidade são comparados às soluções de código aberto Box86/Box64 e FEX-Emu para binários x86_64 Linux no AArch64. Também será interessante ver se, em última análise, isso também funciona bem para programas gráficos e se o Vulkan pode funcionar na pilha usando MoltenVK para, por sua vez, permitir que os jogos do Linux funcionem no Apple Silicon – ou Steam Play para jogos do Windows no Linux no macOS.
Via Phoronix