A Apple mais uma vez resolveu aumentar o seu caixa, e agora é o momento dos modelos Macbook Pros. Para quem não entendeu, a Apple tem lançado atualizações que supostamente levam alguns dispositivos mais antigos ao fim da vida. Pois é, anteriormente os iPhones foram alvos de atualizações que convidaram usuários a fazer uma nova compra. Agora, macOS Big Sur tem deixado alguns Macbook Pros inutilizáveis.
No entanto, agora é o momento dos MacBook Pros da empresa. Em suma, os Macbooks Pros são os mais caros do segmento, e são conhecidos por sua alta durabilidade. Com tudo a Apple parece que quer convidar seus clientes fazerem novas compras.
macOS Big Sur inutiliza Macbook Pros
Segundo a Apple, a nova versão do sistema tem como foco os computadores ARM da Apple. No entanto, segundo os relatórios, o sistema pode ser instalado nos modelos MacBook Pro de 13 polegadas. Mas, há um detalhe, a data de lançamento deve ser final de 2013 e primeiro semestre de 2014.
Desta forma, computadores fabricado antes do período mínimo recomendado terão problemas. Segundo proprietários ao redor do mundo, após a atualizar para o macOS Big Sur, os computadores antigos apresentam uma tela preta, que gentilmente está sendo chamada de tela da morte.
Essa tela da morte, é um apelido conhecido nosso devido à tela azul do Windows. Na maioria das vezes, essa situação exige uma sequência mágica de teclas para redefinir a NVRAM ou SMC do MacBook Pro. Desta vez, porém, nenhum desses métodos à prova de falhas funciona.
Alguns proprietários tentaram resolver o problema por conta própria e vasculhar os MacBooks danificados para descobrir as coisas. Alguns relataram que conseguiram recuperar seus computadores desconectando a placa de E/S ou removendo o chip HDMI. É claro que nenhuma dessas soluções pode ser considerada uma correção oficial, e poucos proprietários terão as habilidades para tomar essas medidas por conta própria.
Mais importante, seria definitivamente estranho, embora não totalmente inédito, que uma atualização do sistema operacional acabasse danificando a placa de circuito ou componente de um computador. A Apple ainda não fez nenhuma declaração oficial sobre o problema, mas supostamente pediu a alguns proprietários que enviassem seus MacBook Pros para uma autópsia, antes do enterro.