Mais um projeto para Linux morre: desenvolvedor arquiva Neofetch no GitHub

Mais um projeto para Linux morre: desenvolvedor arquiva Neofetch no GitHub
ubuntu cinnamon

Neofetch, uma ferramenta muito popular para obter informações do sistema de linha de comando, acabou. Depois de um longo período sem receber nenhuma atualização, o desenvolvedor do Neofetch arquiva os códigos no GitHub. Portanto, já é possível afirmar que este é mais um projeto para Linux que morre.

Neofetch exibe informações sobre seu sistema operacional, software e hardware de forma estética e visualmente agradável. O objetivo geral do Neofetch é ser usado em capturas de tela do seu sistema. Neofetch mostra as informações que outras pessoas querem ver. Existem outras ferramentas disponíveis para estatísticas/diagnósticos adequados do sistema.

repositório do Github para o projeto foi arquivado por seu desenvolvedor principal na semana passada e agora é somente leitura, um sinal claro de que o desenvolvimento deixou de ser.

Mais um projeto para Linux morre: desenvolvedor arquiva Neofetch no GitHub

O Neofetch imprime uma lista estática das principais especificações de hardware e pacotes de software de um computador ao lado de um logotipo ASCII OS grande e colorido. Informativo e atraente, Neofetch tornou-se importante para imagens de desktop Linux compartilhadas on-line.

O Neofetch foi sem dúvida a ferramenta de busca mais conhecida e amplamente usada na comunidade Linux e carregada nos arquivos da maioria das principais distribuições Linux.

Você pode configurar ainda mais o Neofetch para exibir exatamente o que você deseja. Através do uso de sinalizadores de linha de comando e do arquivo de configuração, você pode alterar as saídas de informações existentes ou adicionar suas próprias saídas personalizadas.

Neofetch suporta quase 150 sistemas operacionais diferentes. Do Linux ao Windows, passando por sistemas operacionais mais obscuros como Minix, AIX e Haiku. Se o seu sistema operativo favorito não for suportado: Abra um problema e o suporte será adicionado.

E agora, temos alternativas?

O desenvolvimento no Neofetch parece ter terminado, mas a ferramenta continua (e provavelmente continuará) a trabalhar imprimindo estatísticas de sistema bonitas no Linux, BSD, macOS, Windows, WSL, Haiku, a geladeira de sua mãe e em todos os outros lugares em que é executada.

No entanto, sem o desenvolvimento contínuo, a ferramenta irá, com o tempo, retransmitir informações menos precisas (algumas pessoas já relatam que CPUs e GPUs mais recentes não estão listadas corretamente).

Como um projeto de código aberto, porém, nada morre de verdade. Forks do Neofetch já existem, assim como ferramentas de busca com propósito semelhante de outros desenvolvedores. Se você usa Neofetch com frequência, você pode querer olhar para estas alternativas.

O que aparece com mais frequência é o HyFetch, um fork direto do Neofetch e mantido ativamente. Ele também é empacotado nos arquivos do Ubuntu 24.04 LTS, tornando-o um longe do uso excessivo obrigatório.apt install hyfetch

E aí, tem alguma outra sugestão de um recurso que possa substituir o Neofetch? Conta pra gente.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile