Se você é fã do Arch Linux e quer experimentar uma distribuição com base neste sistema, preste atenção. Acaba de chegar o Manjaro 20.2 “Nibia” com Linux Kernel 5.9, KDE Plasma 5.20 e GNOME 3.38, além de outras novidades. O anúncio é da equipe de desenvolvimento do Manjaro Linux. Esta é, portanto, a segunda atualização da série Manjaro Linux 20.
O apelido de “Nibia,” do Manjaro Linux 20.2 chega cerca de três meses após Manjaro 20.1 “Mikah”. Assim, a partir de agora, você deve contar com todas as melhores e mais recentes tecnologias GNU/Linux e software de código aberto.
Manjaro 20.2 “Nibia” lançado com Linux Kernel 5.9, KDE Plasma 5.20 e GNOME 3.38
Comparado ao Manjaro 20.1, o Manjaro Linux 20.2 atualiza o ambiente de desktop KDE Plasma do Plasma 5.19 para a versão mais recente do Plasma 5.20.4 e o ambiente de desktop GNOME do 3.36 para a versão mais recente do GNOME 3.38.2. A edição GNOME apresenta novas opções de tiling no GNOME Layout Switcher, instalação estilo OEM para facilitar a instalação do Manjaro no computador, fontes de terminal aprimoradas, bmenu aprimorado para gerenciamento de sistema no terminal e Plymouth para animação de inicialização em sistemas instalados.
Por outro lado, a edição principal do Manjaro Linux mantém o ambiente de desktop leve Xfce 4.14. Então, como sabemos, o Xfce 4.16 ainda está em andamento e deve sair no início de 2021. Se o Cinnamon é sua preferência, você também encontrará o mais novo ambiente de desktop Cinnamon 4.8 nos repositórios de software.
Além disso, a versão Manjaro Nibia tem a série de kernel Linux 5.9 mais recente. Portanto, é excelente para suporte de hardware de alto nível. Do mesmo modo, usa o gerenciador de pacotes Pamac versão 9.5.12 e inclui o Haskell e outras atualizações upstream.
Então, se desejar, leia todos os detalhes neste link. Para novas implantações ou se você deseja reinstalar seu computador Manjaro, você pode baixar as imagens Xfce, GNOME e KDE Plasma ISO do site oficial. Imagens ISO mínimas estão disponíveis para download para todos os três tipos também, alimentadas pelo kernel Linux 5.4 LTS com suporte de longo prazo.