Logo depois de sair em uma fase de testes, foi lançado o novo sistema operacional Manjaro 21.0 que tem como base o Arch Linux. E o Manjaro 21.0 lançado com kernel Linux 5.10 LTS, além de opções de ambiente de trabalho como GNOME 3.38, Xfce 4.16 e KDE Plasma 5.21. O codinome desta versão é Ornara.
A mais recente versão do Manjaro, a 21.0, possui, portanto, pelo kernel Linux 5.10 LTS. No entanto, a distribuição continua a manter o Linux 5.4 LTS por perto para aqueles que o desejam em hardware mais antigo.
Nosso último lançamento, Nibia, foi em janeiro e muitas coisas mudaram entre esses lançamentos. Pela primeira vez, abandonamos a rotina de configuração inicial do Gnome de nossos ISOs. Foi bom experimentar, mas o feedback geral não foi tão bom. Uma vez que também temos ISOs OEM opcionais para nossos fabricantes, não vemos necessidade de uma investigação mais aprofundada em GIS, diz o comunicado oficial da distribuição.
Manjaro 21.0 lançado com kernel Linux 5.10, GNOME 3.38, Xfce 4.16 e KDE Plasma 5.21
Por outro lado, o Manjaro 21.0 também está usando o gerenciador gráfico de pacotes Pamac 10, lançado no final do ano passado com melhorias de desempenho, interação otimizada com banco de dados, usuários dinâmicos do systemd e outros novos recursos.
Em relação a área de trabalho, o Manjaro 21.0 oferece as opções do GNOME 3.38, KDE Plasma 5.21 e Xfce 4.16 conforme já informamos. Ele traz os mais novos recursos que fazem parte de cada um desses ambientes.
O Manjaro 21.0 também está trazendo melhorias para seu instalador baseado em Calamares.
Entre outras coisas, o Calamares agora tem uma tabela de ‘melhores palpites’ de idiomas para cada país e quando GeoIP está habilitado, ele seleciona automaticamente o idioma daquele país como padrão – o usuário pode, é claro, escolher um diferente.
Além disso, o Manjaro 21.0 também apresenta todos os outros pacotes mais recentes do Arch Linux. Então, para fazer os downloads e obter mais detalhes sobre Manjaro 21.0 você encontrará via Manjaro.org.