Depois que Richard Stallman foi demitido da Free Software Foundation, foi dito que a FSF estava reavaliando seu relacionamento com o GNU. Já o próprio Richard tratou de amenizar o problema e disse que não são esperadas mudanças radicais. No entanto, agora, um grupo de mantenedores do GNU apresentou alguns de seus desejos para melhorar as interações entre o GNU e a FSF. Eles querem maior transparência da FSF.
Ludovic Courtès, Andy Wingo, Carlos O’Donell, Andreas Enge e Mark Wielaard escreveram um conjunto de propostas para a Free Software Foundation e outros GNUers para discussão. Eles estão propondo que os mantenedores do GNU como um todo representem a liderança do GNU.
Mantenedores do GNU querem maior transparência da FSF
Como voluntários do Projeto GNU, estamos felizes por a FSF fornecer ao GNU serviços como patrocínio fiscal, infraestrutura técnica, promoção, atribuição de direitos autorais e gerenciamento de voluntários. E observamos que a FSF está buscando feedback sobre esse relacionamento daqui para frente:
FSF e GNU: https://www.fsf.org/news/fsf-and-gnu
Para esse fim, mantivemos discussões com outros mantenedores, desenvolvedores e outros colaboradores do GNU, redigindo uma declaração de missão e contrato social do GNU, identificando partes interessadas, modelos de delegação e tomada de decisão baseada em consenso. Gostaríamos de compartilhar algumas das coisas que acreditamos que devem acontecer para melhorar o entendimento compartilhado do relacionamento para o futuro da Free Software Foundation e do Projeto GNU.
Além disso, a FSF deve apoiar as solicitações do mantenedor do GNU. Assim, poderá estabelecer etapas para como os mantenedores do GNU podem solicitar recursos de domínio e servidor e outros processos claros. Do mesmo modo, eles procuram a Free Software Foundation para continuar supervisionando as finanças e doações do GNU. Querem, ainda, ter uma diretriz clara de política de marca registrada para o GNU.
Uma cópia de sua carta com as propostas pode ser encontrada no blog de Wielaard.
A polêmica renúncia de Richard
A saída do principal líder do GNU deu-se após a publicação de e–mails de uma lista de discussão do MIT, na qual Stallman era visto como defensor do traficante de sexo Jeffrey Epstein. Todo o segmento foi vazado para a VICE, o que causou uma avalanche de cobertura da mídia.
A tutela da Software Freedom pediu sua demissão em um post com palavras fortes. Richard disse que estava sendo forçado a se afastar do cargo.