MediaTek torna-se o maior fornecedor mundial de chipsets para smartphones

MediaTek torna-se o maior fornecedor mundial de chipsets para smartphones. A empresa destronou a gigante Qualcomm.

mediatek-lancara-seu-primeiro-chip-usando-o-processo-de-3nm-da-tsmc-no-proximo-ano
Imagem: Notebookcheck

A Qualcomm parece ter sido destronada como a fornecedora número um de chips para smartphones no mundo, agora que os números do ano passado foram divulgados. De acordo com um relatório da Omdia, visto pela primeira vez pelo DigiTimes, a MediaTek conseguiu despachar 351,8 milhões de unidades durante todo o ano de 2020, ultrapassando a Qualcomm pela primeira vez e se tornando a maior fornecadora de chipsets para smartphones.

mediatek-torna-se-o-maior-fornecedor-mundial-de-chipsets-para-smartphones
Imagem: Android Central

A Qualcomm, por outro lado, teve um ano um pouco mais difícil, principalemente após a proibição da Huawei dos Estados Unidos em 2019, o que forçou a Qualcomm a parar de vender para eles

O chip HiSilicon da Huawei  inicialmente ajudou a obter um grande avanço na China, e depois que o chip interno sofreu devido às restrições cada vez maiores da administração Trump. Assim, a MediaTek pegou as pontas soltas. 

Depois que a Huawei derrotou a Apple e a Samsung com a venda de mais smartphones do que qualquer outro fabricante no segundo trimestre de 2020, a Qualcomm foi praticamente eliminada da China.

MediaTek no caminho do sucesso na venda de chipsets

Já sabíamos que a MediaTek estava a caminho do sucesso na venda de chipsets para smartphones quando lançou seu novo modem 5G, o M80, em fevereiro, com velocidades de pico de downlink de 7,67 Gbps e uplink de 3,76 Gbps, mantendo a Qualcomm alerta. Os chips da MediaTek têm crescido seriamente em popularidade com os telefones de nível médio e baixo ao longo dos anos e cresceram para incluir os modelos Samsung da série A (a partir de 2019), Nokia, Oppo, Xiaomi, ZTE, Realme e Motorola.

Além disso, a Xiaomi foi o maior cliente da MediaTek no ano passado, encomendando 63,7 milhões de unidades, com Oppo vindo em segundo lugar, com 55,3 milhões. A Samsung, no entanto, tem o maior crescimento ano a ano na MediaTek, aumentando suas compras em 254,5% ano a ano para um total de 43,3 milhões de remessas no ano passado.

A maior parte do sucesso da empresa de sistema em um chip vem graças à China e à Índia, os maiores consumidores dos supracitados telefones mid-range com MediaTek. Zaker Li, um analista sênior da Omdia, afirmou que a chave para o sucesso da MediaTek no ano passado foi seus principais segmentos de preço equilibrando orçamento com qualidade, para o qual muitos se voltaram quando o mercado de smartphones começou sua recuperação no segundo semestre de 2020 na esteira do pandemia.

“Dispositivos básicos e médios/básicos eram populares entre os compradores. A capacidade da MediaTek de (apresentar) uma alternativa aos chips da Qualcomm neste segmento de preço ajudou a empresa a crescer”, afirmou Li.

Com informações de: Phone Arena