Com os crescentes ataques cibernéticos, ter uma senha forte e segura é imprescindível. Os usuários precisam ter além de uma combinação de caracteres, a senha precisa ser longa e alterada regularmente para garantir uma maior segurança. Além disso, o ideal é ter uma senha para cada conta e usar autenticação de dois fatores. Neste artigo, você tem acesso a dicas da Check Point Software para a criação de senhas fortes e seguras.
O Dia Mundial da Senha é celebrado anualmente na primeira quinta-feira do mês de maio e é o momento perfeito para lembrar os usuários sobre a importância de ter uma senha segura para todas as suas contas online. Muitas pessoas ainda desconhecem os riscos cada vez maiores quando criam senhas fracas ou óbvias.
Importância de ter senhas fortes e seguras
Em 2022, a importância de ter uma senha forte explodiu em razão do número de aplicativos e serviços que uma pessoa utiliza a cada dia e que cresce ainda mais. Além disso, muitas empresas estão permitindo que seus funcionários se conectem à rede corporativa em dispositivos pessoais para oferecer maior flexibilidade.
No entanto, todas essas conexões podem ser uma porta de entrada para oportunistas, que podem tirar proveito de um dispositivo vulnerável para roubar dados confidenciais pessoais e profissionais armazenados na infraestrutura e rede corporativas.
O Check Point Software definiu as cinco principais dicas que devem ser aplicadas ao criar senhas seguras e fortes e trazemos elas logo abaixo:
Usar uma combinação de caracteres
A empresa destaca que, ter uma senha composta por frases simples ou por datas significativas para a vida pessoal do usuário é uma prática muito comum. No entanto, esse hábito enfraquece seriamente uma senha, pois informações como aniversários podem ser facilmente descobertas por cibercriminosos.
Assim, para evitar que suas senhas sejam facilmente descobertas, a orientação é usar sempre uma sequência aleatória composta por uma combinação de diferentes números, letras e símbolos para cada plataforma.
Uma senha diferente para tudo
Infelizmente, principalmente para pessoas esquecidas, manter uma única senha para tudo pode ser uma excelente saída. Pode até parecer, mas não é. Ter uma única senha para todas as contas, pode facilitar ainda mais as coisas para os hackers. Se o usuário achar que é difícil lembrar de todas elas, é possível contar com a ajuda de um gerenciador de senhas para administrar e gerar diferentes códigos de acesso fortes.
Quanto mais longa, mais forte
Apesar de ser difícil de lembrar, quanto mais longa for uma combinação para a formação da sua senha, mais segura ela será. Essa é uma das melhores maneiras de manter as informações seguras; portanto, a dica é usar pelo menos oito dígitos para aumentar os níveis de segurança.
Fazer alterações regulares
Alterar a senha regularmente pode parecer um desafio quase impossível. No entanto, isso pode ser facilitado usando o mesmo padrão básico e adicionando diferentes combinações a partir daí. Desta forma, será mais fácil de lembrar e de mudar a senha regularmente.
A autenticação de dois fatores é sua melhor amiga
A implementação de uma autenticação de dois fatores, aliada as dicas acima, certamente te darão senhas fortes e seguras. Como novas ameaças estão surgindo constantemente, portanto, garantir que o usuário esteja completamente protegido, ser informado sempre que um atacante ou pessoa não autorizada quiser acessar sua conta, só melhorará sua segurança.