Depois de muitas reclamações sobre anonimato e privacidade, a Meta, responsável pelo Facebook, WhatsApp e Instagram lança um novo Privacy Center em que os usuários devem se adaptar às mudanças. Segundo a empresa, o Privacy Center é uma nova maneira para os usuários “aprenderem mais sobre nossa abordagem à privacidade em nossos aplicativos e tecnologias”. Ao todo, os usuários devem ficar atentos a cinco pontos principais do documento: Segurança, Compartilhamento, Coleta, Uso e Anúncios. Assim, a Meta fornece um manual sobre privacidade sobre os serviços oferecidos.
Além disso, há links para sua coleção infinita e dispersa de ferramentas, configurações e opções para assumir o controle da privacidade e segurança. No entanto, mal chegou, o novo hub já foi alvo de críticas. É que praticamente a empresa se isenta de qualquer responsabilidade, colocando todo o peso de eventuais problemas nas costas dos usuários, quando deveria fornecer meios práticos de controlar o processo de bloqueio da privacidade.
Meta lança novo Privacy Center e joga responsabilidade para usuários do Facebook
Atualmente, a ferramenta funciona de forma bem limitada. No anúncio oficial deste hub, a Meta afirma: “Estamos introduzindo o Privacy Center para educar as pessoas sobre suas opções de privacidade e tornar mais fácil entender como coletamos e usamos as informações. No Privacy Center, você pode aprender sobre nossa abordagem à privacidade, ler nossa Política de Dados e aprender como usar os diversos controles de privacidade e segurança que oferecemos”.
A empresa continua:
Para começar, o Privacy Center está agora disponível para algumas pessoas que usam o Facebook no desktop, e vamos implementá-lo para mais pessoas e aplicativos nos próximos meses. Construímos vários controles de privacidade e segurança em nossos aplicativos e tecnologias ao longo dos anos, e nosso objetivo é que o Privacy Center sirva como um centro para esses controles e educação sobre privacidade.
Como falamos anteriormente, são 5 módulos na “versão atual” do Privacy Center. Eles avisam que esse material deve passar por revisão ao longo do tempo. Vejam os principais pontos:
- Segurança: o usuário pode aprimorar a segurança da conta, configurar ferramentas como autenticação de dois fatores ou conhecer melhor o trabalho da Meta em relação à eliminação de dados.
- Compartilhamento: neste item é possível tirar dúvidas sobre quem vê o que você posta. Você aprende como apagar postagens antigas em seu perfil usando ferramentas como Gerenciar atividades.
- Coleta: saiba quais os diferentes tipos de dados que a Meta coleta. Saiba se é possível você ver esses dados por meio de ferramentas como Acessar suas informações.
- Uso: Como e por que a Meta os dados. Mostra formas de explorar os controles que oferecem para gerenciar como as informações são usadas.
- Anúncios: Saiba como suas informações são usadas para determinar os anúncios que você vê. A partir disso, use controles, como Preferências de anúncio.
A Meta diz que “irá adicionar mais maneiras de acessá-lo em lugares onde você possa ter preocupações com a privacidade”. No entanto, a crítica é porque o tal hub está praticamente escondido dentro do item Configurações e Privacidade. Isso fez com que muita gente não visse a proposta como sendo séria. A consequência imediata é que a grande maioria dos usuários não fvai usar o Privacy Center e os dados continuarão disponíveis.
Via Betanews