As notificações podem ser úteis, mas muitas vezes são usadas por sites para enviar spam às pessoas. Para ajudar a proteger os usuários contra tais irritações, a Microsoft anunciou um novo bloqueio de notificação para seu navegador Edge. Portanto, o navegador Microsoft Edge bloqueia notificações de spam nos sites que você visita.
A empresa diz estar ciente de que as notificações do site podem não apenas ser irritantes, mas também enganosas ou até mesmo perigosas. O objetivo do bloqueio de notificações de spam é não apenas oferecer proteção aos usuários do Microsoft Edge, mas também ajudá-los a aproveitar ao máximo as notificações.
A Microsoft diz que a mudança é uma tentativa de ajudar a proteger os usuários do Edge contra publicidade falsa agressiva e notificações de aviso falsas. A empresa aponta que, embora os usuários sejam facilmente enganados para ativar as notificações do site, muitos não têm ideia de como desativá-las.
Em uma postagem no blog sobre as novas proteções de notificação, a equipe do Edge diz:
Com nossos parceiros da Microsoft, identificamos e analisamos dezenas de tipos de notificações que a maioria dos clientes interpretaria como notificações de spam. Nesse processo, também removemos os privilégios de notificação de sites que enviam notificações de spam, bloqueando bilhões de notificações enganosas. A Unidade de Crimes Digitais da Microsoft trabalha com agências de aplicação da lei para encontrar a origem de golpes como esses e ajudar a proteger usuários em todo o mundo.
A partir de maio, demos outro passo importante para evitar notificações enganosas antes que os clientes as aceitem. Nossa análise descobriu que a maioria das notificações enganosas vêm de sites desconhecidos. No Microsoft Edge 113 e superior, a primeira solicitação de notificação será exibida “silenciosamente”, com uma mensagem mais sutil na barra de endereço, quando a notificação vier de um site desconhecido.
Microsoft Edge bloqueia notificações de spam nos sites que você visita
A Microsoft continua dizendo: “Observamos uma diminuição significativa nos problemas de relatórios de clientes com notificações após o lançamento dessa alteração. As notificações ainda funcionarão se você já as tiver aceitado e você pode aceitar notificações de sites que você e outros usuários visitam com frequência. Além disso, os administradores corporativos podem configurar uma lista de permissões para garantir que seus aplicativos internos ainda possam solicitar notificações aos usuários”.