Em 2018, a Microsoft anunciou o Shader Conductor como um de seus mais novos projetos de código aberto na época para compilar o HLSL para outras linguagens de sombreamento (shader), como o GLSL. Agora, acaba de ser lançado o Shader Conductor v0.3.
O Shader Conductor permanece focado na compilação cruzada de shaders HLSL para outras linguagens de sombreamento, como SPIR-V e GLSL, para consumo OpenGL e Vulkan, além do Metal Shading Language da Apple e ESSL para OpenGL ES.
Microsoft lança Shader Conductor 0.3. Veja algumas das principais características do recurso:
Com o Shader Conductor 0.3, há suporte inicial ao suporte de vinculação de shader ao Direct3D DXIL, troca de ligações de recursos no Vulkan, suporte à definição de macros na linha de comando, suporte à desmontagem do DXIL e, para aqueles no Windows, também há o suporte do Visual Studio 2019. Mas o Shader Conductor também continua a ser suportado no Linux para aqueles focados em portar seus jogos baseados em D3D / HLSL para o Linux.
Resumo dos destaques do Shader Conductor 0.3:
- Os HLSLs podem ser incorporados aos módulos Dxil e vinculados posteriormente
- Adicionar ligações de recurso de mudança no Vulkan
- Ativar para definir macros na ferramenta de linha de comando
- Desmontagem Dxil
- Suporte do VS2019
Então, para mais detalhes sobre esta versão atualizada do Shader Conductor você encontra no GitHub da Microsoft.
Sobre o projeto da Microsoft
O Shader Conductor é um projeto de código aberto da Microsoft sob uma licença do MIT. Ele permite a compilação cruzada de HLSL para outras linguagens – incluindo o uso de GLSL para OpenGL/Vulkan.
O Shader Conductor tem como foco a conversão do HLSL para GLSL ou SPIR-V (OpenGL/Vulkan), ESSL (OpenGL ES), MSL (Apple Metal) e modelos de sombreamento HLSL mais antigos. O Shader Conductor pode lidar com todos os estágios do shader.
Com informações de Phoronix.