A Microsoft anunciou em seu blog MSDN o lançamento do subsistema Microsoft para Linux ou chamado apenas de WSL, o projeto estava como beta por um longo tempo, e tudo indica que seria liberado da fase de testes através do Windows 10 Fall Creators Update.
E não é que o WSL saiu antes. Bom, o subsistema Windows para Linux permite que os interessados executem pacotes do Ubuntu dentro do Windows. E em breve a Microsoft já avisa que será adicionado suporte ao Fedora, openSUSE e outras distribuições GNU/Linux.
Por hora, a Microsoft ainda não possui suporte a aplicativos Linux/GUI no WSL. Outra limitação é que ainda não é possível acessar arquivos do Linux pelo Windows. Bom, é um começo já que a Microsoft anda produzindo algumas coisas para tentar entrar no mundo GNU/Linux.
Por se tratar de Microsoft, e ainda mais numa fase experimental, mesmo não tendo mais o status de beta, não recomendamos de forma alguma o uso do WSL como ferramenta de produção.
A Microsoft já tem uma lista grande de problemas e segundo ela, a empresa esta empenhada a corrigir todos os problemas e responder as dúvidas dos usuários, recomendamos que leia o anúncio oficial ou veja o Github do WSL.