Microsoft promete loja de jogos aberta e transparente para garantir compra da Activision Blizzard

Microsoft promete loja de jogos aberta e transparente para garantir compra da Activision Blizzard
Microsoft promete loja de jogos aberta e transparente para garantir compra da Activision Blizzard

A Microsoft está de olho em possíveis problemas regulatórios para a compra a Activision Blizzard. Para salvar desde já o negócio multimilionário, a Microsoft promete loja de jogos aberta e transparente para garantir compra da Activision Blizzard. Não é para menos, pois este tipo de problema melou o negócio entre a Nvídia e ARM.

Já a compra da Activision Blizzard custou cerca de 60 bilhões de dólares à Microsoft. No entanto, os órgãos de regulação ainda não se manifestaram sobre esta aquisição. Assim, a empresa espera acalmar os ânimos desde já com a promessa de um futuro ” open” e “universal” de app store. Portanto, literalmente, a Microsoft promete jogar limpo.

Microsoft promete loja de jogos aberta e transparente para garantir compra da Activision Blizzard

Microsoft promete loja de jogos aberta e transparente para garantir compra da Activision Blizzard
Microsoft promete loja de jogos aberta e transparente para garantir compra da Activision Blizzard

Para isso, a Microsoft anunciou um conjunto de “princípios” que a empresa diz que aplicará tanto na Microsoft Store no Windows quanto na próxima geração de seus marketplaces de jogos . O presidente da Microsoft, Brad Smith, reconhece sem rodeios que seu objetivo é:

resolver a crescente responsabilidade da Microsoft à medida que iniciamos o processo de busca de aprovação de reguladores de todo o mundo para nossa aquisição da Activision Blizzard. […] Assim, estamos mais focados em nos adaptar à regulamentação do que em combatê-la.

Não estamos no mundo de 2018 ou 2019. É 2022. Então, reconhecemos que haverá mais escrutínio agora em qualquer grande aquisição do que qualquer grande empresa de tecnologia.

Uma alteração em todo o modelo da App Store/Google Play Store

Os princípios contidos no documento soam como uma repreensão ao modelo restritivo aplicado até então nas lojas de seus rivais Google e Apple. Assim, gerou inúmeras críticas e litígios nos últimos anos:

  • A Microsoft permitirá que todos os desenvolvedores acessem sua loja de aplicativos se atenderem aos padrões da empresa.
  • Não haverá duplo padrão na aplicação das regras de marketing da loja: não dará vantagens às aplicações de seus aplicativos ou de seus parceiros em relação a outros.
  • Os usuários do Windows ainda poderão usar outras lojas de aplicativos e carregar aplicativos baixados da Internet
  • Os desenvolvedores não serão obrigados a usar o sistema de pagamento da Microsoft para pagamentos no aplicativo.
  • A privacidade dos consumidores será respeitada, dando a eles controles para gerenciar seus dados e como eles são usados.
  • Eles concordam em não usar informações ou dados não públicos da App Store para competir com desenvolvedores que publicam na App Store.
  • Eles não impedirão que os desenvolvedores se comuniquem diretamente com os usuários por meio de seus aplicativos para fins comerciais legítimos.

Sobre os princípios da Microsoft Activision

Na verdade, esses princípios parecem desenhados para seguir os passos do projeto ‘Application Open Markets Act’. Eles foram recentemente aprovado no Comitê de Justiça do Senado dos EUA. Então, isso se aplicaria a todas as lojas de aplicativos com mais de 50 milhões de usuários.

Isso evitaria certas práticas em vigor hoje. Assim, não deve exigir que os desenvolvedores usem exclusivamente o sistema de pagamento integrado à plataforma. Do mesmo modo, não deve punir os desenvolvedores por oferecerem seus aplicativos a preços diferentes em outros lugares.

É importante salientar que a Microsoft não anunciou realmente o lançamento de uma nova loja de aplicativos. Nem mesmo a implementação imediata dos princípios mencionados em suas lojas atuais. Portanto, apenas tornou públicos os princípios que se compromete a aplicar em o futuro.

Via Genbeta

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