O NetworkManager 1.36 acaba de ser lançado e ganha segurança WPA3 aprimorada, além de um suporte a modem 5G NR. Assim, esta é a mais recente série estável deste popular software gerenciador de conexões de rede para sistemas operacionais baseados em Linux que chega depois de pouco mais de um mês da versão NetworkManager 1.34.
Portanto, o lançamento do NetworkManager 1.36 está aqui com novos recursos e inúmeras melhorias. Entre elas, podemos destacar o suporte aprimorado para segurança de rede Wi-Fi WPA3, habilitando um novo método H2E (hash to element) para gerar o SAE (Autenticação Simultânea de Igual) elemento de senha. Os novos recursos incluem:
- suporte para modems 5G NR (New Radio);
- suporte para o backend IWD (iNet wireless daemon) para Wi-Fi P2P;
- além de wpa_supplicant.
Os usuários poderão selecionar o back-end Wi-Fi padrão, wpa_supplicant ou IWD, durante o tempo de construção.
Outra novidade no NetworkManager 1.36
É o suporte para tipos de rotas especiais, incluindo blackhole, prohibit, e unreachable, a capacidade de desativar o envelhecimento do MAC em conexões Bridge. Além disso, há suporte para endereços IP configurados manualmente para não expirarem, mesmo que também sejam obtidos dinamicamente. Por outro lado, temos o suporte experimental para iniciar o NetworkManager sem privilégios de usuário root.
A maneira como o NetworkManager lida com a configuração de IP internamente foi fortemente reformulada. O objetivo era um código mais sustentável e extensível (veja aqui).
Este foi um grande retrabalho, mas o objetivo é que tenha pouco impacto visível para o usuário. Na melhor das hipóteses, tudo ainda funciona igual – ou melhor. E até onde sabemos, funciona bem. Se você deseja ter um cuidado extra em seu sistema de produção, esta é a razão para esperar antes de atualizar ainda.
Entre outras mudanças importantes:
- Esta versão melhora drasticamente o manuseio e o desempenho das configurações da Camada 3;
- torna o manuseio de endereçamento IP e informações de roteamento mais eficiente;
- consome menos recursos em sistemas com uma grande quantidade de informações de configuração de IP;
- e lida com respostas de servidores DHCP quebrados que enviam endereços duplicados ou opções de máscara.
NetworkManager 1.36 ganha segurança WPA3 aprimorada e suporte a modem 5G NR
Por último, o NetworkManager 1.36 remove o modo “configure-and-quit” e nm-iface-helper. Também atualiza o código para clientes DHCP e DHCPv6 baseados em systemd de upstream e corrige vários bugs de versões anteriores. Eles podem fazer com que o NetworkManager tenha problemas sob certas circunstâncias.
Os mantenedores do sistema operacional Linux e usuários avançados que desejam compilar o NetworkManager podem baixar o NetworkManager 1.36 agora mesmo aqui. Os demais usuários devem esperar que a nova versão chegue aos repositórios de software estáveis de suas distribuições GNU/Linux favoritas.
Via 9to5Linux