No mês passado, houve discussões sobre a possibilidade de se trabalhar especificamente em melhorias do suporte ao Linux para o console de jogos Wii U da Nintendo. Embora existam sérias limitações para o suporte, saiu recentemente uma nova série de patches para revisão fornecendo habilitação básica do Wii U. Sendo assim, o Nintendo Wii U ganha novos patches postados para Linux.
O desenvolvedor independente Ash Logan postou um conjunto de 12 patches hoje adicionando o suporte “básico” para o console de videogame Nintendo Wii U para o kernel Linux. Esses patches consistem em pouco menos de duas mil linhas de código novo. Além disso, eles são suficientes para inicializar o kernel Linux.
Nintendo Wii U ganha novos patches postados para Linux
O Nintendo Wii U foi lançado há uma década com um processador IBM PowerPC de 3 núcleos de 1,24 GHz, 2 GB de memória DDR3, uma GPU AMD Radeon de 550 MHz baseada em IP R600/R700, 8 GB de flash interno (ou 32 GB para seu modelo premium) e possui conectividade USB para maior armazenamento e conectividade.
Além do hardware ser bastante lento para os padrões atuais, o suporte ao Linux é bastante deficiente. Com o estado atual do Linux no Wii U, a aceleração da GPU Radeon ainda não está funcionando – embora seja um design IP de GPU AMD R700, o Wii U não possui um barramento PCIe que é esperado do driver Radeon Linux. Além de nenhuma aceleração 3D, também não há recursos SMP, pois os bugs da CPU impedem que o kernel seja capaz de utilizar adequadamente esse processador tri-core. Problemas de USB são outra bola curva para o suporte ao Wii U Linux.
De qualquer forma, como mostrado nos patches de ativação de hoje, é suficiente pelo menos inicializar o kernel:
Veja esta série de patches se estiver curioso para conhecer melhor sobre o trabalho neste estágio para Linux no Wii U.
Possibilidade recente
Um dos desenvolvedores envolvidos na iniciativa de portar o kernel Linux e o software de código aberto para o console de jogos Wii U da Nintendo trouxe a possibilidade de colocar as alterações do kernel no kernel Linux. Embora o Linux na Wii U possa parecer excitante, este processo pode demorar. A mudança é bem-vinda para quem possui um console antigo. No entanto, o suporte Linux deixa a desejar, por enquanto, e seria um processo demorado para limpar o código e fazer o upstream adequadamente.
Como lembrete, o Wii U estreou há uma década e possui um processador IBM PowerPC de 3 núcleos de 1,24 GHz, 2 GB de memória DDR3, uma GPU AMD Radeon de 550 MHz baseada em IP R600/R700, 8 GB de flash interno (ou 32 GB para seu modelo) e conectividade USB para maior armazenamento e conectividade.
Via Phoronix