A NVIDIA lançou o driver gráfico NVIDIA 535.54.03 para sistemas Linux, FreeBSD e Solaris trazendo várias melhorias, alguns novos recursos e muitas correções de bugs. Assim, o novo driver NVIDIA 535.54.03 Linux Graphics Driver foi lançado com melhor suporte a Wayland.
Depois de estar em teste beta nas últimas duas semanas, o NVIDIA 535.54.03 agora está disponível com suporte aprimorado a Wayland, introduzindo suporte para a versão 4 do protocolo linux-dmabuf Wayland.
O driver gráfico NVIDIA 535.54.03 também melhora o suporte para aplicativos Wayland em sistemas com uma GPU AMD integrada, corrigindo um bug que impedia o descarregamento de renderização PRIME de funcionar corretamente e corrige um bug que fazia com que modesets falhassem em algumas configurações Wayland.
Alguns novos recursos dignos de nota no NVIDIA 535.54.03 incluem suporte a Extended Dynamic Boost em laptops com tecnologia AMD com chipsets Renoir e Cezanne mais antigos, suporte a suspensão/retomada ao usar firmware GSP, bem como a capacidade de sincronizar uma placa de vídeo Quadro Sync II com diferentes Taxas de sinal de sincronização doméstica.
NVIDIA 535.54.03 Linux Graphics Driver lançado com melhor suporte a Wayland
Além disso, o NVIDIA 535.54.03 traz suporte para as extensões Vulkan VK_EXT_memory_priority e VK_EXT_pageable_device_memory para GPUs Turing ou posteriores, adiciona suporte para acionar tempos de modo de relógio de pixel muito altos, como 8K a 60 Hz, e adiciona limites de energia e informações de uso à página do PowerMizer nas configurações da nvidia.
O suporte para as extensões VK_KHR_video_queue, VK_KHR_video_decode_queue, VK_KHR_video_decode_h264 e VK_KHR_video_decode_h265 Vulkan também foi adicionado nesta versão, que também adiciona um perfil de aplicativo para evitar problemas de desempenho na área de trabalho do Xfce 4 quando o back-end do compositor OpenGL é ativado junto com o G- SYNC.
Entre as várias melhorias incluídas no NVIDIA 535.54.03, há melhor desempenho para o videogame Minecraft Java Edition em GPUs da série NVIDIA RTX 3000, melhor suporte para consoles VGA legados ao usar os módulos de kernel de GPU de código aberto da NVIDIA e melhor suporte para Flatpak aplicativos.
O nvidia-installer também foi aprimorado com a capacidade de armazenar arquivos de dados XDG em um caminho especificado pela opção –xdg-data-dir ou em /usr/share se o caminho não for especificado, gravação aprimorada da saída do log do kernel em determinadas situações e suporte para o formato de compactação zstd para o pacote do instalador .run.“Isso resulta em um pacote compactado menor e desempenho de descompactação mais rápido.
Um descompactador zstd alternativo está embutido no pacote do instalador para sistemas que ainda não possuem um programa de descompactação zstd instalado”, lê-se nas notas de lançamento.
Vários outros bugs foram corrigidos e alguns vazamentos de memória foram corrigidos. Confira as notas de lançamento vinculadas acima para obter mais detalhes, de onde você também pode baixar o instalador binário se quiser atualizar seus drivers NVIDIA para a versão 535.54.03, que é a versão de produção mais recente recomendada para todos.