O Japão não quer combater a Libra do Facebook sozinho

Criptomoeda Libra do Facebook muda o nome para Diem

A controversa “criptomoeda” do Facebook, a Libra, está enfrentando ainda mais escrutínio depois que o governador do banco central do Japão pediu cooperação internacional para regulamentá-la.

Japão não quer combater a Libra sozinho

Segundo a Reuters, Haruhiko Kuroda, governador do Banco do Japão, disse aos líderes empresariais em Osaka que um esforço internacional conjunto era crucial.

Dessa maneira, observando que os formuladores de políticas devem aplicar o mais alto nível de regulamentação possível, Kuroda disse:

Se a Libra for introduzida, poderá ter um enorme impacto na sociedade.

Isso ocorre depois que vários outros governos pediram esforços semelhantes após o anúncio do Facebook.

Apenas algumas semanas atrás, o ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, disse que a União Europeia precisava estabelecer um conjunto comum de regras de criptomoeda para combater os riscos impostos pela Libra.

Antes disso, a Índia também expressou preocupação com a moeda digital – que deve ser lançada em 2020.

A corrida do Japão para acertar a regulamentação

Quando se trata do Japão, não surpreende que o país queira assumir uma postura tão dura contra a Libra.

O Japão abrigou a notória exchange de criptomoedas Mt. Gox, que entrou em colapso em fevereiro de 2014, na época levando mais de US $ 450 milhões em bitcoins de clientes.

O colapso da Mt. Gox causou tumulto no mundo das criptomoedas e o Japão, como muitos de seus colegas, vem tentando descobrir uma maneira de regular o setor desde então.

No entanto, vale ressaltar que o país asiático estabeleceu regras mais rígidas para o comércio de criptomoeda no início deste ano. As novas regras, que foram criadas para proteger os investidores, devem entrar em vigor em abril de 2020.

Quando se trata do Japão, não surpreende que o país queira assumir uma postura tão dura contra a Libra. Imagem: Reprodução / The Next Web.

Apesar de conceder o status de autorregulação do setor em outubro de 2018, a Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA, sigla em inglês) anunciou em novembro que estava desenvolvendo uma estrutura reguladora para serviços de carteira de criptomoeda.

Durante anos, governos e reguladores tentaram exercer sua autoridade na esperança de regular o setor de criptomoedas, mas parece que a Libra pode provar ser o catalisador necessário para fazer exatamente isso. Ou não.

Se gostou deste artigo sobre o Japão não querer combater a Libra do Facebook sozinho, não deixe de compartilhar!

Fonte: The Next Web

Leia também: A criptomoeda da Coreia do Norte provavelmente é uma besteira

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile