OBS Studio 30.2 traz novidades para Linux

OBS Studio traz novidades para Linux

O novo OBS Studio 30.2 promete NVENC AV1 e suporte a texturas compartilhadas para Linux. O OBS Studio 30.2 entrou em teste beta público hoje. É um programa poderoso, de código aberto, multiplataforma e gratuito para gravação de vídeo e transmissão ao vivo, adicionando alguns recursos interessantes para usuários Linux.

O OBS Studio 30.2 traz várias novidades, incluindo suporte para o codificador NVENC nativo no Linux, com compatibilidade para NVENC AV1 e textura compartilhada para codificadores NVENC, QuickSync e VA-API. Além disso, oferece suporte aprimorado para áudio e vídeo multifaixas em RTMP/FLV, substituindo o antigo “VOD Track” baseado em metadados, e suporte HEVC para saída WebRTC.

Outra inovação é o formato de saída experimental “MP4 híbrido”, que combina a tolerância a falhas do MP4 fragmentado com a ampla compatibilidade e tempos de acesso mais rápidos do MP4 regular. Esse formato permite a inserção de marcadores de capítulo, suportados pela maioria dos players de vídeo e softwares de edição, através de uma tecla de atalho ou API.

O OBS Studio 30.2 também introduz suporte para streaming de vídeo Multitrack, que inicialmente funcionará apenas no Windows com uma GPU NVIDIA. Os desenvolvedores planejam expandir esse suporte para outras plataformas e GPUs em futuras versões do OBS Studio.

OBS Studio 30.2 promete NVENC AV1 e suporte a texturas compartilhadas no Linux

OBS Studio 30.2 traz novidades para Linux

“Quando esse recurso estiver habilitado, os seguintes dados sobre seu sistema serão enviados ao serviço de streaming ao iniciar um fluxo: informações de configuração do OBS (largura e altura da tela, taxa de quadros, largura e altura do codificador, configuração do VOD Audio Track, versão do OBS), informações da CPU (nome, velocidade, contagens de núcleo), informações de memória (livre, total), informações do sistema operacional (nome, versão, arco, emulação) e configurações de vídeo multifaixa (largura de banda máxima de streaming, faixas de vídeo máximas).”

Outras mudanças notáveis no OBS Studio 30.2 incluem suporte a legendas ocultas para HEVC e AV1, captura unificada de janela/exibição do PipeWire em uma única fonte de “Captura de Tela”, melhor desempenho de fonte de texto freetype2, suporte a decodificador NVDEC para fontes codificadas do DirectShow e suporte para saídas WHIP somente de áudio e vídeo.

OBS Studio 30.2 traz novidades para Linux

Ele também promete um novo sistema Composable Themes que simplifica a criação e manutenção de temas, enquanto permite futuras opções de personalização, estilo Qt Fusion imposto por padrão no Linux, várias melhorias de desempenho para codificação de textura e priorização de decodificador NVDEC em sistemas NVIDIA.

O OBS Studio 30.2 está disponível para testes beta públicos na página do GitHub do projeto, de onde você poderá baixar binários para os sistemas Ubuntu 22.04 LTS e Ubuntu 24.04 LTS, bem como para Windows e macOS. No entanto, tenha em mente que esta é uma versão de pré-lançamento.