Pesquisa do Google vai remover informações de contato pessoais

Pesquisa do Google vai remover informações de contato pessoais
pesquisa google

A privacidade (ou a falta dela) parece ganhar prioridade do Google a partir de agora. Pelo menos em relação a pesquisas feitas no buscador da empresa. A ideia é que qualquer pessoa possa enviar solicitações para remover o próprio número de telefone, endereço de e-mail ou endereço físico dos resultados de pesquisa do Google.

O Google agora expandiu as solicitações de remoção da Pesquisa Google para incluir informações de contato de identificação pessoal adicionais, como número de telefone, endereço de e-mail ou endereço físico de uma pessoa.

Até agora, as pessoas podiam solicitar a remoção de outras informações confidenciais da Pesquisa, como conteúdo doxxing, que é quando as informações de contato de uma pessoa são compartilhadas de maneira maliciosa, ou informações como conta bancária ou números de cartão de crédito. que poderia ser usado para fraude financeira.

Sob a política expandida, os usuários também podem solicitar a remoção de informações adicionais que possam representar um risco de roubo de identidade – como credenciais de login confidenciais – quando aparecerem nos resultados da pesquisa.

Pesquisa do Google vai remover informações de contato pessoais

Pesquisa do Google vai remover informações de contato pessoais. Imagem: ComputerWorld

A disponibilidade de informações de contato pessoal on-line pode ser chocante – e pode ser usada de maneira prejudicial, inclusive para contato direto indesejado ou até mesmo danos físicos.

E as pessoas nos deram feedback de que gostariam de remover esse tipo de informação da Pesquisa em alguns casos, escreveu a líder de política global da Pesquisa do Google, Michelle Chang, em uma postagem.

Chang disse que quando uma solicitação de remoção da Pesquisa Google é enviada, o Google avalia todo o conteúdo da página da web. Após a avaliação, o Google pode remover o URL fornecido de todas as consultas de pesquisa; remover os resultados da pesquisa em que a consulta inclui o nome de uma pessoa ou outros identificadores fornecidos, como aliases; ou, em algumas circunstâncias, negar o pedido.

Avaliaremos todo o conteúdo da página da web para garantir que não estamos limitando a disponibilidade de outras informações amplamente úteis, por exemplo, em artigos de notícias, disse Chang.

Também avaliaremos se o conteúdo aparece como parte do registro público nos sites do governo ou de fontes oficiais. Nesses casos, não faremos remoções.

O Google alertou, no entanto, que a remoção de conteúdo da Pesquisa Google não o remove da Internet e recomendou que as pessoas entrem em contato diretamente com o site de hospedagem se quiserem que ele seja totalmente removido.

Esta atualização mais recente segue o Google lançando uma nova política em outubro passado para permitir que pessoas menores de 18 anos, ou seus pais ou responsáveis, solicitem a remoção de suas imagens dos resultados de pesquisa do Google

Via ZDNet

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile