A Oracle fornecerá uma plataforma que permitirá ao governo dos EUA executar testes clínicos para verificar se dois medicamentos contra a malária devem ser aprovados para o tratamento do COVID-19, segundo fontes próximas às discussões. O New York Times informou que a Oracle e a Casa Branca estavam conversando sobre a plataforma. A ideia é a Oracle pesquisar a eficácia da cloroquina no combate à Covid 19.
Detalhes sobre a plataforma Oracle ainda estão sendo definidos, porém, o esboço geral é que a plataforma permitiria ao Departamento de Saúde e Serviços Humanos, Administração de Alimentos e Medicamentos e Centros de Medicare e Medicaid analisar o tratamento com COVID-19 com os medicamentos contra a malária.
Plataforma da Oracle vai avaliar eficácia de medicamentos para malária contra COVID-19
O presidente Donald Trump divulgou o uso dos medicamentos contra a malária – cloroquina e hidroxicloroquina – contra a COVID-19. No entanto, mais testes são necessários. A plataforma da Oracle rastreia os tratamentos, coleta dados do campo e armazena informações sobre os sintomas dos pacientes.
Então, essa coleta de dados será fundamental para determinar a eficácia do par de medicamentos contra a malária. Entretanto, os Centros para Controle de Doenças disseram que os remédios contra a malária foram usados em pacientes “de forma descontrolada em vários países”.
A hidroxicloroquina e a cloroquina são medicamentos orais prescritos que foram utilizados para o tratamento da malária e de certas condições inflamatórias. A cloroquina tem sido usada no tratamento da malária e quimioprofilaxia. A hidroxicloroquina é usada no tratamento da artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico e porfiria cutânea e tarda. Ambos os fármacos têm atividade in vitro contra SARS-CoV, SARS-CoV-2 e outros coronavírus, com a hidroxicloroquina com potência relativamente maior contra SARS-CoV-2 [ 1,4,5 ].
Um estudo na China relatou que o tratamento com cloroquina em pacientes com COVID-19 teve benefício clínico e virológico com um grupo de comparação, e a cloroquina foi adicionada como antiviral recomendado para o tratamento da COVID-19 na China [6].
Por enquanto, os dados são preliminares. Atualmente a cloroquina ou a hidroxicloroquina são recomendadas para o tratamento de pacientes hospitalizados com COVID-19 em vários países.