O projeto Jacquard do Google não morreu e permanece em pleno desenvolvimento. Mas, para quem nunca ouviu falar antes no Jacquard, saiba que são as famosas roupas inteligentes do Google, que surgiram no ano de 2015, e que agora certamente deve ganhar mais novidades. Afina de contas, estamos na era das casas inteligentes, e entrando na era das roupas.
O primeiro produto lançado para o público foi o Commuter Trucker Jacket da Levi, mas esse chegou dois anos depois, em 2017. A jaqueta inteligente faz parte das roupas inteligentes do Google, e com isso, caso você passe a mão sobre o braço da jaqueta poderia pular música, aceitar ou dispensar chamadas, e outros recursos interessantes.
Mas, esse modelo não está mais à venda, e isso parecia inicialmente que o Google havia desistido do mundo das roupas inteligentes, e agora uma nova versão da jaqueta, e até mais inteligente, esta disponível para o imenso mundo das roupas, ou moda.
O Jacquard vem com uma simples e pequena etiqueta incorporada, e é lá que todos os componentes eletrônicos estão, nada de fios ou itens que causem desconforto em que for utilizar a sonhada roupa.
O Google vem trabalhando em um novo design, cuja a ideia é reduzir a área física de uma unidade grande USB para um singelo tamanho correspondente a um cartão SD. A jaqueta pode ser carregada usando pinos magnéticos e para quem já está pensando em transferir dados, saiba que ela usa um conector microUSB. Inclusive, na foto abaixo, você pode ver uma mochila utilizando o Jacquard do Google.
Feito isso, o Google poderá implementar essa etiqueta inteligente, em mais roupas ao redor mundo, afinal de contas, quanto menor melhor. Bom, para quem quer comprar a novidade, o primeiro produto com as melhorias está disponível na plataforma Saint Laurent Cite-e Backpack, e que custa cerca de US $ 995; algo em torno de R$4.059,60 em nossa cotação atual.
Segundo informações divulgadas ao site CNET, a Jacquard chegará a produtos que não são de luxo, e que a ideia é que todos possam ter roupas inteligentes, capazes de serem ativadas por gestos, e quem sabe aquecer ou esfriar durante as estações do ano.
Além do hardware, o Google também aprimorou o aplicativo para dispositivos móveis, e agora todos os compradores vão poder ver o que a Jacquard poderá fazer, seguindo as instruções e experimentando as roupas inteligentes do Google.
Ao que tudo indica, as roupas poderão ativar a câmera do telefone, iniciar o Google Assistente e até iniciar a rotina agendada no item “Meu dia” do assistente. A torcida é que o design seja bom, e que os amantes da moda tecnológica, não tenha que troca de jaqueta ou roupa inteligente todos os anos.
Afinal, por este preço, esperamos que possamos lavar e utilizar a jaqueta por muitos e muitos anos.