O desenvolvedor de desktop do Ubuntu com foco no GNOME, Daniel Van Vugt, da Canonical, propôs uma otimização que pode ajudar na execução de gráficos NVIDIA em telas com alta taxa de atualização. Para aqueles que usam uma tela de alta taxa de atualização com gráficos NVIDIA no GNOME, especialmente com as telas atuais de 240 Hz ou 360 Hz, um melhor manuseio está a caminho para permitir mais tempo para a renderização de cada quadro antes que o Mutter do GNOME volte para um intervalo de quadros mais lento. Confira, então, a proposta de otimização para GNOME e NVIDIA em telas de alta taxa de atualização.
Mutter tem um valor de fallback de atraso de sincronização estático atualmente de 2 ms. Ao executar gráficos NVIDIA em um monitor de 240 Hz onde há um intervalo de atualização de ~ 4.1 ms, isso deixa apenas um tempo máximo de renderização de 2.1 ms antes de cair para uma taxa de atualização de 120 Hz. Mas, mudando esse valor para uma fração (valor de 0,875), ele não regredirá o comportamento para telas comuns de 60 Hz, mas permitiria um tempo máximo de renderização de cerca de 3,6 ms em vez de 2,1 ms antes de cair para uma taxa inferior. Com esses 1,5 ms extras de tempo de renderização para cada quadro, há maiores chances de o deadline ser cumprido e de evitar que o Mutter diminua para 120Hz. Da mesma forma, usar uma fração em vez do valor estático deve ser mais útil para monitores de 360 ??Hz e outras taxas de atualização cada vez mais altas que chegam ao mercado.
Proposta de otimização para GNOME e NVIDIA em telas de alta taxa de atualização
O remendo vai alterar o valor do clock do Clutter está atualmente em revisão para Mutter e pode chegar ao GNOME 42.
Ao mesmo tempo, Daniel Van Vugt ainda está buscando buffer triplo para o GNOME. Nessa frente, ele tem trabalhado em um algoritmo de escalonamento aprimorado e reimplementado uma solução alternativa de suavidade.
GNOME Shell 42 para ter uma melhor entrada do mouse que ajudará nos jogos
A equipe do GNOME anunciou que, com o GNOME Shell 42, que será lançado em 2022, as coisas vão melhorar para a entrada do mouse, o que é uma ótima vitória para os jogadores.
Começando com um breve histórico, eles disseram “Tradicionalmente, o GNOME Shell tem compactado eventos de movimento do ponteiro para que sua manipulação seja sincronizada com a taxa de atualização do monitor, isso significa que os aplicativos normalmente veriam aproximadamente 60 eventos por segundo (ou 144 se você seguir as tendências). ” Não é um atalho a equipe fala, pois era preciso saber para onde mandar seus insumos, algo aparentemente caro em recursos e por isso “fazia sentido fazer com a menor frequência possível”.
Muitos aplicativos querem algo diferente, como desenhar aplicativos usando um pincel e “cálculos de velocidade/direção/aceleração” mais jogos “que são renderizados com mais frequência do que a taxa de quadros (por exemplo, jogos com vsync desativado)”.
Quais as diferenças?
Os eventos de entrada agora são enviados na taxa real do dispositivo, que tem uma grande variação entre dispositivos baratos, touchpads de laptop, tablets e mouses de alta tecnologia para jogos. O resultado para os jogadores, dizem eles, deve resultar em uma entrada “menos janky”.
Algo que levou muito tempo para ser totalmente implementado, que a equipe do GNOME disse que era devido a entradas que acabavam ficando na fila se um aplicativo não estivesse lendo eventos a tempo. Eventualmente, a fila ficaria sem espaço e o compositor desligaria as coisas. A correção adicionada contorna isso, mas eles dizem que ainda é temporária, com uma solução melhor sendo proposta para Wayland.
Para jogadores, artistas e qualquer pessoa que queira entradas seriamente precisas – esta é uma boa vitória para aqueles que usam o Wayland. Isso deve resultar em uma latência de entrada mais baixa e não precisamos dizer por que isso é ótimo. Parece que 2022 será bom para os jogadores de Linux que usam GNOME e Wayland.
Veja mais na postagem do blog deles.