A Red Hat anunciou a disponibilidade imediata do Red Hat Enterprise Linux 9 como a mais recente e moderna série de seu sistema operacional com foco em empresas, oferecendo recursos de alto nível, segurança forte e muitos outros aprimoramentos.
Depois de estar em desenvolvimento nos últimos seis meses, o Red Hat Enterprise Linux 9 finalmente chegou com a série de kernel Linux 5.14 e apresenta métricas de desempenho aprimoradas do Console Web para identificar melhor várias ameaças que podem afetar o desempenho de seus sistemas, a capacidade de exportar essas métricas para ferramentas populares de análise e relatórios, como o Grafana, bem como patches ao vivo do kernel por meio do console da Web.
Red Hat anuncia chegada da versão Enterprise Linux 9
Esta versão principal também apresenta a capacidade de construir imagens do Red Hat Enterprise Linux 9 e Red Hat Enterprise Linux 8 por meio de um único nó de compilação, melhor suporte para sistemas de arquivos personalizados e implementações bare-metal, suporte para autenticação de cartão inteligente via Web Console, novos perfis de segurança, suporte para hashes e assinaturas digitais IMA (Integrity Measurement Architecture), login SSSD detalhado, integração OpenSSL 3 e desativação de login de senha root SSH por padrão para melhor segurança.
Entre outras mudanças importantes, o Red Hat Enterprise Linux 9:
- adiciona suporte inicial para a tecnologia WireGuard VPN;
- possui um novo MultiPath TCP daemon (mptcpd) para configurar terminais MultiPath TCP (MPTCP) sem usar iproute2;
- tem suporte para o
rhsm
comando no instalador Anaconda para habilitar máquinas provisionamento via instalações Kickstart para Red Hat Satellite; - possui o desenvolvimento de contêiner aprimorado para desenvolvedores que desejam criar aplicativos com as imagens de contêiner UBI;
- vem com ativação do cgroup2 por padrão e a ferramenta Pod Manager mais recente com novos padrões.
De vastas nuvens públicas e minúsculos dispositivos de borda a aplicativos simples em contêiner e cargas de trabalho complexas de inteligência artificial, a TI moderna começa com o Linux, disse Matthew Hicks, vice-presidente executivo de produtos e tecnologias da Red Hat.
Por outro lado, há GCC 11.2, LLVM 12.0.1, Python 3.9, Rust 1.54, Go 1.16.6, GNU C Library 2.34, GNU Binutils 2.35, GDB 10.2, Node.js 16, Perl 5 . 3, Ruby 3.0, PHP 8.0, Git 2.31, Subversion 1.14, Apache 2.4, nginx 1.20, OpenSSH 8.6p1, Valgrind 3.17, Varnish Cache 6.5, Squid 5.1, MariaDB 10.5, MySQL 8.0, PostgreSQL 13, Redis 6.2, elfutils 0.185, Maven 3.6, SystemTap 4.5, Dyninst 11.0.0, Ant 1.10 e muitas outras grandes tecnologias GNU/Linux. Confira as notas de versão completas para mais detalhes.
O Red Hat Enterprise Linux 9 está disponível para download agora mesmo no Portal do Cliente da Red Hat para todos os clientes existentes com uma assinatura ativa do Red Hat Enterprise Linux e é compatível com Intel/AMD64 (x86_64), ARM 64-bit (AArch64), IBM Power Arquiteturas de hardware do sistema Little Endian de PC de 64 bits (ppc64le) e IBM Z (s390x). Esta versão terá suporte pelos próximos 10 anos com atualizações de segurança e software.
Via 9to5Linux