O setor automotivo está se consolidando como um dos principais campos de aplicação para o Linux. O Red Hat In-Vehicle OS deu um passo significativo ao obter a certificação ASIL-B, avançando em direção à norma internacional ISO 26262, que regula a segurança de sistemas elétricos e eletrônicos em veículos.
Essa conquista representa um marco na transição para veículos definidos por software (SDVs), onde hardware e software se desacoplam para oferecer maior flexibilidade e segurança.
O que é a certificação ASIL-B?
A certificação ASIL-B, baseada na ISO 26262, avalia a capacidade de um sistema de executar aplicações com níveis diferentes de criticidade (críticos e não críticos para segurança) em um único hardware e sistema operacional. Esse recurso de “criticidade mista” aumenta a confiabilidade dos veículos e abre caminho para SDVs mais adaptáveis.
Francis Chow, da Red Hat, destacou que, embora a certificação cubra elementos críticos, ainda há passos importantes para abranger toda a funcionalidade do sistema, incluindo o kernel Linux e o espaço do usuário. Jack Weast, da Intel Automotive, reforçou que essa certificação é essencial para o futuro dos SDVs.
Próximos passos no desenvolvimento do Red Hat In-Vehicle OS
A Red Hat planeja avançar ainda mais até o final de 2025, com as seguintes etapas:
- Criação de artefatos de segurança: Documentos, testes e análises técnicas para validar a conformidade com a ISO 26262.
- Certificação ISO 26262 completa: Cobrir toda a funcionalidade, desde hardware até software.
Esse roteiro reflete o compromisso da Red Hat em se tornar uma referência no setor automotivo.
Linux no centro dos veículos definidos por software
Nos últimos 20 anos, o conceito de “definição por software” transformou indústrias, como redes (SDN) e infraestrutura (SDI). Agora, o foco está nos veículos definidos por software (SDVs), que prometem sistemas mais seguros e flexíveis.
Com iniciativas como o Red Hat In-Vehicle OS e o Automotive Grade Linux (AGL), liderado pela Toyota, o Linux está se consolidando como o “cérebro” dos carros do futuro.