A página oficial do Gimp anunciou o lançamento da versão de testes 2 do do novo Gimp 2.10. O Gimp 2.10 RC2 corrige, pelo menos, 44 bugs que foram identificados após o lançamento RC1 ocorrido há 3 semanas. De acordo com a página oficial, os desenvolvedores realizam algumas otimizações. A versão de testes anterior apresentou lentidão na pintura. Eles informam terem corrigido o problema. Saiba mais sobre o Gimp 2.10 RC2.
Temas reescritos
Desde a versão de desenvolvimento 2.9.4, eles estão enviando novos temas enviados para o GIMP. Assim, o destaque fica por conta dos temas escuros. Os desenvolvedores consideram que isso agora é comum para aplicativos criativos. Infelizmente, eles não foram mantidos, os bugs continuaram se acumulando e a experiência do usuário não era exatamente boa.
O colaborador de longa data Ville Pätsi assumiu a tarefa de criar novos temas sem nenhum dos problemas de usabilidade e falhas dos anteriores. Durante a limpeza, apenas o tema Cinza foi mantido, enquanto que Claro e Escuro foram reescritos do zero.
Ferramenta de gradiente aprimorada para trabalhar em espaço de cor linear
Neste caso da imagem acima houve mais uma mudança importante. A ferramenta que se chamava ‘Blend’ agora é identificada como ‘Gradient Tool’.
Novo controle na tela para rotação 3D
Um novo widget para interação na tela de rotação 3D (guinada, inclinação, rotação) foi implementado. Atualmente, este novo widget é usado apenas para o filtro de projeção panorâmica.
Também houve melhorias no tratamento de máscaras, canais e seleções. Assim, o GIMP não faz mais nenhuma conversão gama ao converter entre seleção, canais e máscaras. Então, isso faz com que a seleção -> canal -> roundtrips de seleção seja correta e previsível. Além disso, para todas as imagens de 8 bits por canal, o GIMP agora usa espaço de cor linear para canais.
Há várias outras mudanças. Para saber quais, acompanhe no link abaixo: