Samsung trabalha em MicroLED para substituir as telas OLED em headsets AR

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A Samsung está há anos produzindo telas OLED para headsets VR. O uso dessas telas garantem tempos de resposta rápidos e pretos profundos. O Oculus Rift CV1 usava telas OLED da Samsung, assim como alguns dos modelos posteriores, bem como os fones de ouvido Odyssey VR dedicados. Mas isso deve mudar em breve, já que a Samsung está trabalhando em MicroLED para substituir as telas OLED em headsets AR.

Samsung MicroLED para telas OLED em headsets AR

De acordo com o líder do grupo Samsung Display, Kim Min-woo, a empresa está desenvolvendo tecnologia de última geração para telas AR que serão baseadas em MicroLED.

Especificamente, a tecnologia é chamada MicroLED on Silicon (abreviado para “LEDoS”). As telas atuais são normalmente feitas em um substrato de vidro em vez de silício.

A diferença entre AR (Augmented Reality) e VR (Virtual Reality) é que AR precisa de telas mais brilhantes porque estão competindo com a iluminação ambiente – ele integra objetos virtuais ao mundo real e, para fazê-lo bem, precisa corresponder ao brilho do luz ao redor do usuário. As telas de RV fecham você do mundo, para que o brilho mais baixo possa fazer o trabalho.

Objetivo da empresa

A Samsung pretende desenvolver telas LEDoS com 6.600 pixels por polegada (PPI). Kim diz que o mínimo para monitores AR é de 5.000ppi e a distância entre os pixels deve ser de 5 micrômetros ou menos. Os subpixels vermelho, verde e azul devem ter 3 micrômetros ou menos.

Para comparação, o headset Odyssey VR original tinha telas de 615ppi e a Samsung desenvolveu tecnologia para combater o efeito de porta de tela e anunciou uma densidade de pixels “percebida” de 1.233ppi (mesmo que a resolução da tela permanecesse a mesma). Isso foi há anos, mas mostra que a tecnologia precisa progredir.

Imagem: Reprodução | GSMArena

Além do LEDoS, a Samsung Display também está desenvolvendo painéis OLED on Silicon (OLEDoS), de acordo com Kim. Os microLEDs devem ser mais brilhantes e, portanto, mais adequados para aplicativos de RA.

A Meta está trabalhando em protótipos de fones de ouvido e está tentando aumentar o brilho para até 10.000 nits, pois é isso que é necessário para renderizar cenas externas realistas. Isso é 5 a 10 vezes mais brilhante do que as melhores telas de smartphones do mercado. O mais recente Meta Quest Pro, por exemplo, usa LCDs com escurecimento local (500 LEDs para cada luz de fundo), novamente para obter maior brilho.

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