O site da Snap Store está completamente reformulado. Esta é a segunda alteração de design para a loja online nos últimos 12 meses. No entanto, esta é mais profunda que a primeira.
A barra de pesquisa agora é mais curta e incorporada à seção de cabeçalho (que também deixa cair a linha de pulseira “Pesquisar milhares de snaps usados por milhões de pessoas em 41 distribuições Linux” mostrada desde 2019).
A seção “Snaps em destaque” permanece na parte superior da área de conteúdo, mas não é mais encabeçada por um gráfico de banner em destaque. Ícone, título, carregador e descrição para cada um dos snaps em destaque agora estão alojados em um cartão/caixa em vez de flutuar livremente como antes.
Uma nova barra lateral de categorias foi introduzida. Esta é uma diferença de navegação para antes, onde as categorias eram exibidas como seções na página inicial que exigiam rolagem (cada seção destacava aplicativos em destaque dentro de seu agrupamento + link para ‘ver mais’).
Snap Store reformula site
Apenas uma seção é mostrada na nova página inicial da Snap Store: “Snaps em destaque”. Isso deve diminuir a carga cognitiva, permitindo que o foco do visitante caia firmemente nas escolhas em destaque, em vez de eles terem que competir por atenção com destaques de várias categorias também.
Loja Web, Snap Store
A maioria de nós abre o App Center de desktop (ou Ubuntu Software em 23.10 e abaixo) quando precisamos pesquisar, navegar e instalar pacotes snap em nossos sistemas.
A loja baseada na web permite vasculhar todo o catálogo de snaps usando qualquer navegador em qualquer sistema operacional — útil se você quiser verificar se algo está disponível enquanto estiver no seu telefone, por exemplo.
Mas como os aplicativos snap são executados na maioria das distribuições Linux (mesmo que essas distribuições Linux não suportem snap como parte de sua instalação padrão), a Snap Store baseada na Web tem um papel duplo: promover o suporte a distribuições cruzadas do formato de empacotamento.
De fato, faça uma pesquisa na web por “instalar {app} no Linux” e um link da Snap Store geralmente está entre os principais resultados (muitas vezes o resultado principal), o que significa que esse redesign certamente será prejudicado por alguns olhos.
Vou evitar oferecer qualquer um dos meus próprios pensamentos sobre o redesign, pois notei que qualquer crítica ou reflexão (por mais construtiva ou bem-intencionada que eu faça sobre snaps é recebida com uma torra real de fãs apaixonados do formato.