Há menos de um mês, os desenvolvedores da Valve adicionaram uma nova opção de cache de “arquivo único” para Mesa como uma alternativa ao cache de vários arquivos existente. Então, agora a Valve com seu mais recente Steam para Linux beta está suportando este novo cache de arquivo único do shader Mesa para um desempenho mais rápido.
O cache de arquivo único do Mesa pode ajudar na economia de espaço em disco, em comparação com o cache de shader em disco do Mesa existente que ocupa até 3x o espaço do cache de arquivo único. O cache de arquivo único também torna mais fácil redistribuir shaders em cache, como via Steam, com todos os shaders sendo colocados em um arquivo em vez de muitos outros diferentes.
Steam adiciona suporte para o cache de arquivo único Shader Mesa
Este cache de arquivo único está no Mesa 21.1 que não sairá como estável até o próximo trimestre, enquanto o beta do Steam mais recente está agora fazendo uso dele para aqueles que usam o Mesa Git. Devido à economia de espaço e também ao melhor desempenho ao analisar e modificar o cache, eles foram rápidos em fazer a integração deste recurso ao Steam.
Esta atualização recente tem o suporte para aqueles que usam o recurso de pré-cache do Steam shader para acelerar o tempo de carregamento do jogo e suavizar as taxas de quadros dos jogos, caso queiram (re) compilar shaders em tempo real.
O Steam Client Beta foi atualizado com as seguintes mudanças:
Remote Play
- Apresentando o novo design de sobreposição de controlador
Linux
- Adicionado suporte para o novo formato de cache de shader de arquivo único Mesa, reduzindo o uso do disco e melhorando o desempenho ao analisar e modificar o cache. (requer Mesa master a partir de 08101aaaace22
Obviamente, esse recurso de cache de sombreador depende de um cache disponível para sua revisão específica do Mesa e destino de GPU. Em qualquer caso, é ótimo ver a Valve dando continuidade a essas melhorias na infraestrutura do Linux para aumentar o potencial de jogos fora do Windows.
Phoronix