O terminal GNOME trabalhando para migrar para GTK 4 e VTE para superar o limite de 40 FPS. Como parte do esforço para tornar o Terminal GNOME e a biblioteca do emulador de terminal VTE mais rápidos, o Terminal GNOME tem visto mais trabalho ultimamente ao ser transferido para o uso do kit de ferramentas GTK 4. Além disso, a biblioteca de terminais VTE tem trabalhado para superar seu limite de renderização de longa data de 40 FPS.
Terminal GNOME trabalhando para migrar para GTK 4 e VTE para superar o limite de 40 FPS
No This Week In GNOME desta semana , foi compartilhado o trabalho de mudança do Terminal GNOME para GTK 4. Há uma implementação inicial de trabalho, mas vários problemas precisam ser superados antes que o trabalho seja concluído. Existem questões pendentes em torno do (re)dimensionamento geométrico, várias diferenças de preferências e muito mais. De qualquer forma, Christian Hergert está fazendo o Terminal GNOME GTK4 funcionar:
Sites do GNOME
Depois de lançar um site Bem-vindo ao GNOME em março deste ano, as páginas agora estão prontas para revisão.
Bem-vindo ao GNOME não apenas fornece muitas informações sobre como começar no GNOME, mas também gera uma página para cada aplicativo Core, Circle e Development, fornecendo os links e instruções corretos para o respectivo aplicativo. Isso inclui documentos para a linguagem de programação correta e versão GTK, instruções sobre como instalar compilações noturnas, se disponíveis, instruções sobre como configurar o GitLab ou GitHub, respectivamente, e muito mais informações personalizadas.
Você pode usar o rastreador de problemas do projeto para obter feedback ou criar solicitações pull com adições ou correções de conteúdo. Se o conteúdo parecer estável o suficiente, as páginas serão submetidas ao nosso sistema de tradução nas próximas semanas, permitindo a tradução antes do lançamento.
Extensões de proteção
Foi lançada uma nova versão da extensão Weather or Not , introduzindo um controle para alterar a posição do indicador no painel. Agora você pode optar por colocar o indicador nas caixas do painel esquerdo ou direito ou em uma das quatro posições diferentes na caixa central. Isto é implementado apenas no ramo principal GS45+ da extensão.
Diversos
flatpak-builder-lint agora é capaz de verificar diretórios de construção e repositórios ostree, independentemente da ferramenta de construção usada para produzir um aplicativo. Também há novas verificações que garantem que as capturas de tela sejam espelhadas corretamente e que o AppStream passe na validação do appstream-glib. Também começamos a publicar uma imagem Docker para facilitar a integração com sistemas CI externos. Veja seu README para detalhes!
Estamos dando os retoques finais na moderação de atualizações no Flathub. Historicamente, temos sido muito tolerantes após a revisão inicial, confiando que ninguém tentará se infiltrar com alterações potencialmente de má qualidade no AppStream. Novas compilações que alterem determinados campos voltados ao usuário serão marcadas para revisão e retidas até serem aprovadas manualmente (ou não!).
A validação do lado do servidor e o painel de moderação são a espinha dorsal do próximo recurso de uploads diretos, que permitirá que desenvolvedores verificados publiquem seus aplicativos diretamente, sem me cutucar ou serem forçados a usar o GitHub ou o flatpak-builder. Ainda não há data de lançamento para isso, mas estamos chegando lá!
A VTE agora está usando o GdkFrameClock para superar o limite de longa data em torno de 40 quadros por segundo. Esperamos que tudo dê certo para o GNOME 46.