O Twitter está checando tweets que vinculam 5G e a pandemia da COVID-19, adicionando um rótulo que promete levar aos usuários os fatos em uma página intitulada “Não, o 5G não está causando coronavírus” (inclui links para reportagens, organizações de verificação de fatos e agências governamentais que desmascaram a teoria da conspiração). Além disso, a busca por “5G corona” no Twitter mostra dezenas de tweets que receberam o rótulo.
Um porta-voz disse que o Twitter só removeria os tweets completamente quando contiver “uma chamada à ação que potencialmente poderia causar danos”, mas “não tomará medidas de execução em todos os tweets que contenham informações incompletas ou disputadas sobre a COVID-19”.
Twitter inicia fact-checking de tweets ligando o 5G à COVID-19
O Twitter confirmou a mudança em uma declaração:
No mês passado, anunciamos que estamos introduzindo novos rótulos e mensagens de aviso para fornecer contexto e informações adicionais sobre alguns tweets que contêm informações contestadas ou enganosas relacionadas à COVID-19.
Além disso, o Twitter parece estar aplicando o rótulo mesmo quando um tweet não diz explicitamente que o 5G está causando o coronavírus.
Dadas as implicações no mundo real, no entanto, essa verificação agressiva de fatos é justificável. Por exemplo, no Reino Unido, as torres celulares foram incendiadas e os engenheiros foram até assediados nas ruas como resultado das teorias da conspiração, colocando em risco a infraestrutura nacional em um momento em que desempenha um papel vital em ajudar as autoridades a responder à pandemia.
Fonte: The Verge
Leia mais:
Fabricantes de chips voltam-se para telefones 5G para salvar o mercado de chips
Facebook vai notificar as pessoas que deram ‘like’ em notícias falsas sobre coronavírus
Finalmente, o YouTube concorda em remover vídeos de fake news sobre o 5G