Parece que o próximo Ubuntu 21.04 oferecerá uma experiência de desktop híbrida baseada no GNOME 3.38 com muitos aplicativos do GNOME 40.
A equipe do Ubuntu anunciou que o próximo lançamento (Ubuntu 21.04) quebra a tradição de envio com o GNOME mais recente, devido ao fato de que o próximo GNOME 40 terá uma grande mudança de design afetando o funcionamento e a aparência do Ubuntu.
Ubuntu 21.04 oferecerá uma área de trabalho híbrida GNOME 3.38 com aplicativos GNOME 40
Portanto, o Ubuntu 21.04 ficará com a série GNOME 3.38 que já está sendo usada na versão estável atual: Ubuntu 20.10. Mas a boa notícia é o fato de que o Ubuntu 21.04 também oferecerá vários aplicativos do GNOME 40.
O GNOME não é apenas um ambiente de área de trabalho, é uma pilha completa que consiste em muitos aplicativos de área de trabalho e bibliotecas centrais; e parece que os desenvolvedores do Ubuntu conseguiram fazer com que muitos dos próximos aplicativos do GNOME 40 funcionassem na série GNOME 3.38, que será suportada até o final de 2021.
Os aplicativos GNOME 40 que foram incluídos no Ubuntu 21.04 até agora são GNOME Calculator, Disk Usage Analyzer, GNOME Disks, visualizador de documentos Evince, GNOME Font Viewer, visualizador de imagens Eye of GNOME, GNOME System Monitor, Seahorse, GNOME Sudoku, GNOME Characters, Yelp e GVFS.
Também atualizados para o GNOME 40, mas disponíveis para instalação nos repositórios estão Evolution, Evolution Data Server, GNOME Clocks, GNOME Robots, Epiphany, GNOME Boxes e outros.
Os aplicativos que ainda não foram atualizados para o GNOME 40 e estão incluídos por padrão no Ubuntu 21.04 são o gerenciador de arquivos Nautilus, Calendário GNOME e GNOME Terminal.
9to5Linux