Ubuntu 22.04 LTS mudará sua linha de base PPC64EL para CPUs POWER9 e elimina POWER8

Ubuntu decide melhorar experiência de acabar com o systemd-oomd
Ubuntu 22.04 LTS mudará sua linha de base PPC64EL para CPUs POWER9 e elimina POWER8

Se alguém esperava que a distribuição Ubuntu Linux 22.04 LTS rodasse no antigo hardware IBM POWER8 pode esquecer, já que a Canonical está mudando sua linha de base da arquitetura PPC64EL para POWER9 para a construção de pacotes. Assim, este recurso deve ficar de fora da nova versão do sistema operacional que estreia no mês de abril de 2022.

O desenvolvedor Matthias Klose emitiu um aviso esta semana que para o Ubuntu 22.04 “Jammy Jellyfish” eles estão superando o requisito básico da arquitetura PPC64EL para o POWER9 com seu compilador GCC 11.

Em versões recentes do Ubuntu, as compilações PowerPC que eles têm produzido tinham como objetivo “-march = power8 -mtune-power9”, enquanto agora estão avançando com “-march = power9” para otimizar a geração de código para processadores POWER9.

Ubuntu 22.04 LTS mudará sua linha de base PPC64EL para CPUs POWER9 e elimina POWER8

Ubuntu 22.04 LTS mudará sua linha de base PPC64EL para CPUs POWER9 e elimina POWER8
Ubuntu 22.04 LTS mudará sua linha de base PPC64EL para CPUs POWER9 e elimina POWER8.

Como resultado, não se espera que o Ubuntu 22.04 LTS e mais recente funcione com o POWER8. O POWER8 foi anunciado em 2013 com o hardware aparecendo um ano depois, embora tenha sido sucedido pelo POWER9 em 2017 e agora o hardware POWER10 está chegando ao mercado. Alguns usuários do Linux ainda podem estar trabalhando com o POWER8, pois ele acionava o sistema Raptor Talos de software livre original (não as ofertas mais recentes do Raptor POWER9), bem como alguns anos atrás sendo encontrado em cerca de servidores de aproximadamente $ 300 .

Essa mudança causou algumas dúvidas e confusão até mesmo entre a equipe da Canonical com seus testes de ISO e alguns dos outros trabalhos que atualmente contam com servidores IBM POWER8, que agora terão que ser trocados por POWER9. Aqueles com POWER8 ainda podem curtir o Ubuntu 20.04 LTS para usar outra distribuição que suporte o destino Power ISA mais antigo.

Não faremos uma reconstrução de teste explícita para essa mudança, mas faremos o primeiro teste reconstruir durante as férias de Natal e Ano Novo com esse padrão p9. Se bugs forem encontrados com esses padrões, então:

  • consertaremos o bug se possível;
  • enviaremos um relatório de bug com a tag “power9”;
  • se uma correção for necessária com urgência, envie o relatório do bug como acima e, em seguida, carregue o pacote com uma solução alternativa padronizando para a linha de base anterior: -march = power8 -mtune = power9

Mais detalhes sobre a mudança através deste tópico da lista de discussão. O Ubuntu 22.04 LTS deve ser lançado em abril.

Via Phoronix

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile