Além do suporte do Ubuntu às placas StarFive VisionFive e Nezha RISC-V, os engenheiros da Canonical também estão trabalhando no suporte à placa Sipeed LicheeRV para o lançamento 22.10 do próximo mês. A Sipeed LicheeRV se destaca por ser uma das placas RISC-V mais baratas do mercado: o preço começa em $ 16,90 USD.
O Sipeed LicheeRV é uma placa de módulo de computação com conector M.2 que pode se conectar a uma placa de suporte para conectividade adicional. O Sipeed LicheeRV usa o Allwinner D1 SoC e é alimentado por um processador RISC-V de 64 bits XuanTie C906 de núcleo único. Este processador RISC-V de núcleo único funciona a apenas 1,0 GHz. Sim, esta é uma placa muito barata, mas lenta. O LicheeRV é principalmente para fins de rede e outros casos de uso de IoT.
Ubuntu 22.10 tem objetivo de suportar a placa Sipeed LicheeRV RISC-V de 16 dólares
O Sipeed LicheeRV tem apenas 512 MB de memória de sistema DDR3 792 MHz, mas também há uma variante de 1 GB. O armazenamento é fornecido por um slot micro-SD. Há suporte opcional de saída de vídeo/exibição via SPI.
Essa placa RISC-V é muito lenta para uma utilização de desktop Linux viável ou até mesmo para a maioria dos casos que funcionam muito bem com um Raspberry Pi, mas deve ser suficiente para alguns propósitos de IoT. O LicheeRV está disponível a partir de US$ 16,90 na Aliexpress como o que parece ser o único distribuidor que envia para os mercados ocidentais.
O Sipeed LicheeRV foi anunciado no ano passado e inicialmente visando suporte para distribuições Linux baseadas em OpenWrt, mas a Canonical recentemente tem trabalhado para obter suporte para esta placa RISC-V a tempo para o Ubuntu 22.10. Isso parece ser parte de um foco crescente do fabricante do Ubuntu por ser um concorrente líder de distribuição para hardware RISC-V.
Agora há uma exceção de congelamento de recursos com planos de um driver WiFi baseado em DKMS para oferecer suporte ao LicheeRV. Parece que o pedido será concedido e que o Ubuntu 22.10 visa obter um bom suporte para esta placa com o próximo lançamento do Ubuntu.
Ubuntu 22.10 adiciona integração Debuginfod
Uma das muitas mudanças a serem encontradas com o lançamento do Ubuntu 22.10 do próximo mês é a integração do Debuginfod.
O Debuginfod permite consultar um servidor HTTP remoto para ativos de depuração automaticamente pelos utilitários readelf e objdump do Binutils ou pelo próprio GNU Debugger (GDB). O servidor debuginfod pode fornecer os arquivos de depuração ELF/DWARF aos clientes conforme necessário.