Após as notícias da Canonical lançando o Ubuntu Pro For Devices, a última notícia em relação ao espaço do Ubuntu esta semana é a parceria da Canonical com a Qualcomm. A Canonical estará colaborando com a Qualcomm para trazer o Ubuntu e o Ubuntu Core para dispositivos equipados com processadores Qualcomm. A Qualcomm se tornará parte do programa de parceiros de silício da Canonical, o que pode levar a sabores otimizados do Ubuntu adaptados para suas plataformas.
No anúncio, eles falam dessa colaboração estratégica como aceleração do tempo de lançamento no mercado, foco em segurança em primeiro lugar e muito mais.
Ubuntu Maker da Canonical anuncia nova colaboração com a Qualcomm
Particularmente com o foco do Ubuntu Core, há um grande foco em dispositivos embarcados da Qualcomm, mas espero que isso leve a melhorias no Ubuntu Linux para laptops com tecnologia Qualcomm. Particularmente com o próximo processador de laptop Snapdragon X Elite, esperamos ver suporte oportuno para o Ubuntu Linux nesses novos laptops ARM que há rumores de competir e potencialmente superar os dispositivos Apple Silicon. Snapdragon X ELite com 12 núcleos Oryon com clock de até 3,8 GHz (aumento de 4,3 GHz), gráficos Adreno, Hegagon NPU e outras atualizações este é um processador de laptop ARM bastante interessante para esperar este ano. A Qualcomm já mostrou o Linux (Debian) em algum hardware Snapdragon X Elite e esperamos que a colaboração de hoje entre a Qualcomm e a Canonical leve a um bom suporte do Ubuntu para esses próximos laptops.