O Serviço de Segurança da Ucrânia anunciou que deteve um hacker, conhecido como Sanix, que causou alvoroço no ano passado por tentar vender um banco de dados com 773 milhões de endereços de e-mail e 21 milhões de senhas exclusivas.
Ucrânia pega hacker que tentou vender 773 milhões de endereços de e-mail roubados
Os dados roubados incluíam senhas de e-mail, códigos PIN de cartões bancários, carteiras eletrônicas de criptomoedas, contas do PayPal e informações sobre computadores invadidos por botnets e ataques DDoS. Em uma invasão da residência de Sanix, a polícia confiscou equipamentos com dois terabytes de informações roubadas.
Como a KrebsOnSecurity aponta, muitos dos dados coletados por Sanix tinham anos e constituíam uma compilação de credenciais comprometidas, roubadas principalmente em violações públicas.
As autoridades dizem que o banco de dados de 87 gigabytes com 773 milhões de e-mails foi apenas uma fração dos dados roubados que Sanix coletou. Além disso, ele teria sete bancos de dados semelhantes, que continham dados pessoais e financeiros de residentes na União Europeia e na América do Norte.
Assim, isso mostra a enorme quantidade de informações pessoais que circulam na internet, prontas para serem captadas por hackers como Sanix.
Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.
Fonte: Engadget
Leia mais:
Hackers querem 42 milhões de dólares para não divulgar “podres” de Trump
Hacker vende 550 milhões de registros roubados em fórum de hackers
Hacker alega ter violado repositórios privados do GitHub da Microsoft
Microsoft oferece até US$ 100.000 para hackers que invadirem o Azure Sphere Linux IoT
Cuidado! Hackers estão usando o aplicativo Zoom para instalar malware espião