Está para sair uma versão nova do áudio Bluetooth. Na CES, o Bluetooth Special Interest Group (SIG) anunciou que a tecnologia receberá um novo conjunto de recursos conhecido como Bluetooth LE Audio.
A parte LE do nome significa baixa energia, que conecta dispositivos vestíveis e sensores sem esgotar rapidamente as baterias desde 2012. Agora, está chegando a dispositivos de áudio sem fio que sempre tiveram requisitos de energia mais altos, permitindo que eles enviem som via espectros de baixa energia.
Uma versão nova e aprimorada do áudio Bluetooth
Um dos novos recursos é o Multi-Stream Audio. Em vez de poder transmitir áudio para apenas um dispositivo, ele permitirá que o som seja transmitido para vários dispositivos ao mesmo tempo. O recurso deve ser de grande benefício para fones de ouvido verdadeiramente sem fio, como os AirPods da Apple, onde apenas um lado recebe um sinal antes de encaminhá-lo para o outro lado. Além disso, ele permitirá que os usuários conectem seus fones de ouvido sem fio a vários dispositivos ao mesmo tempo. Dessa forma, eles poderão alternar perfeitamente entre as fontes de áudio.
Além disso, o Multi-Stream permite que um dispositivo de origem transmita um sinal Bluetooth para um número ilimitado de dispositivos.
O vice-presidente de marketing da Bluetooth SIG, Ken Kolderup, disse:
Nos aeroportos, nos portões e nas salas de espera, nos bares e restaurantes esportivos, nos ginásios e nas salas de espera: muitos desses locais agora têm televisões instaladas e em grande parte silenciosas. Agora imagine poder entrar em qualquer um desses locais e, a partir de um fone de ouvido comum, procurar e sintonizar o áudio de uma dessas TVs.
Outra mudança será uma melhoria na qualidade do áudio, graças ao LC3 (Low Complexity Communication Codec). Ele usa metade da largura de banda dos códigos de áudio Bluetooth atuais, diminuindo assim o consumo de energia. Isso permitirá produtos sem fio durarem o dobro do tempo ou vir com baterias menores.
O Bluetooth SIG diz que mais especificações da LE Audio serão lançadas no primeiro semestre de 2020. Além disso, produtos compatíveis deverão chegar no final do ano.
Fonte: Tech Spot