Ano vem, ano vai, sempre se espera muito dos sistemas operacionais Linux. Veja 6 previsões para Linux e código aberto em 2024.
1. Crescimento da IA ??de código aberto
A Mozilla foi uma das primeiras a iniciar 2023 com planos de trabalhar em IA de código aberto e desenvolver soluções como ChatGPT. Em seguida, Hugging Face intensificou seu jogo e se tornou uma das comunidades de IA mais populares do mercado, facilitando a colaboração em escala global.
Também vimos o nascimento da The AI ??Alliance, formada por mais de 50 membros fundadores que incluem alguns grandes nomes como Meta, Intel, Oracle, CERN, etc., com um objetivo simples; para apoiar a inovação aberta e a ciência em IA.
Houve até um projeto de código aberto chamado GuardRail que visa promover o desenvolvimento responsável de IA, fornecendo uma estrutura para manter a IA sob controle.
Todo o desenvolvimento de IA de código aberto pode se traduzir em integrações com distribuições ou ferramentas de código aberto. Claro, ao contrário de outros sistemas operacionais de desktop de sucesso comercial, as distribuições Linux podem não “comercializar” os recursos alimentados por IA, mas nunca se sabe?
2. Mais jogos para Linux
Os jogos no Linux foram um sucesso ou um fracasso no passado, embora tivéssemos alguns jogos nativos e ferramentas úteis como Wine, Lutris, Bottles, etc. O Linux não era realmente o foco de muitos desenvolvedores de jogos, até o Steam da Valve . Chegou o portátil de convés .
Alimentado pelo SteamOS baseado em Arch, este dispositivo abriu caminho para que muitos jogos rodassem no Linux, ao mesmo tempo que chamou a atenção dos desenvolvedores de jogos para a plataforma.
Em 2023, já vimos muitos lançamentos de jogos que funcionam nativamente no Linux, e 2024 não deverá ser diferente.
Sem esquecer que ferramentas de jogos de código aberto como o Bottles também trabalharão para melhorar a experiência do usuário. Portanto, um usuário que migrou do Windows deve achar a plataforma mais conveniente para jogos.
3. Distribuições Linux mais imutáveis
Sim, a gama de distribuições Linux imutáveis ????está pronta para se expandir em 2024, com o Ubuntu ocupando o centro do palco, anunciando no início de 2023 que eles oferecerão um Ubuntu Desktop imutável baseado em Snap com o próximo lançamento do Ubuntu 24.04 LTS.
Até o Fedora se juntou ao clube imutável há alguns meses com o lançamento do Fedora 39, que estreou uma nova variante, “Fedora Onyx”.
Vendo isso, também esperamos outras novas ofertas imutáveis ??em 2024, com distros imutáveis ??existentes, como blendOS e Vanilla OS, tornando-se melhores.
4. Introdução de servidores RISC-V
Com os Estados Unidos intensificando sua guerra de chips AI com a China em 2023, podemos ver os servidores equipados com RISC-V sendo uma das principais novidades de 2024, à medida que o país luta para se tornar mais independente no campo da fabricação de chips.
Eles já começaram a implantar o que afirmam ser a “primeira implementação comercial do cluster RISC-V na nuvem”, que é um cluster com SOPHON SG2042 instalado na Universidade de Shandong.
5. Melhor UI/UX em distribuições Linux
Se tomarmos 2023 como um indicador, podemos dizer com segurança que 2024 será um ano em que veremos muitas inovações sendo feitas na interface do usuário e no lado da experiência do usuário em uma distribuição Linux.
Tomemos por exemplo o que o lançamento do GNOME 45 fez, ele trocou o botão “Atividades” por um alternador de espaço de trabalho em forma de pílula que mudou a maneira como os usuários interagiam com os espaços de trabalho.
Depois, há o Zorin OS 17, que redefiniu a experiência visual em uma distribuição Linux ao implementar um “Spatial Desktop” para que os usuários obtenham melhor consciência contextual enquanto interagem com o desktop.
E, pela primeira vez, em 2024, veremos uma tela azul da morte no Linux , graças ao systemd, que exibirá mensagens de erro úteis no caso de falha na inicialização.
Lançamentos de distribuição emocionantes como Vanilla OS 2 (Orchid), atualizações de desktop como KDE Plasma 6, COSMIC baseado em Rust da Pop!_OS podem levar tudo isso a um nível superior, ou assim esperamos!
Sem esquecer que houve um impulso considerável em direção a um futuro Wayland padrão para muitas distros Linux também!
6. Fonte disponível para projetos de software
Embora alguns projetos de software não obedeçam inteiramente aos princípios de código aberto, alguns optaram por disponibilizar o código-fonte publicamente. Apenas com a restrição de distribuí-lo comercialmente).
Isso é possível graças a licenças como CC BY-NC-SA 4.0 (Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0).
Alguns podem argumentar que as empresas deveriam adotar a definição de código aberto para os seus produtos. No entanto, acreditamos que esta abordagem irá melhorar a confiança e promover a transparência em comparação com qualquer produto tradicional de código fechado.
Veja 6 previsões para Linux e código aberto em 2024. Ano do desktop Linux?
Isso é algo que esperávamos desde que o desktop Linux começou a fazer grandes avanços. Tanto em termos de facilidade de uso e acesso a mais usuários.
E olhando para a participação de mercado do Linux, você pode pensar que os números são muito baixos. Mas não podemos perder a esperança ainda.