Quem precisa de recursos poderosos do VMware Workstation Pro, já pode contar com ele totalmente grátis para uso no Linux e Windows. Porém, esta versão gratuita é apenas para uso pessoal.
Assim, já é possível baixar o VMware Workstation Pro 17 e usar sem uma chave de licença ou custo de assinatura contínuo para Windows e Linux. Quem possui macOS pode baixar, instalar e usar o VMware Fusion Pro 13 gratuitamente.
O software de virtualização como o VMware permite executar sistemas operacionais “convidados” em um sistema operacional “host”, muitas vezes com integração perfeita do sistema, como conteúdo compartilhado da área de transferência, arrastar e soltar arquivos, etc e suporte de hardware, como aceleração de GPU.
Tais aplicativos facilitam a execução do Windows dentro do Ubuntu, em vez de uma inicialização dupla, bem como outras distribuições Linux, BSDs (não, não do tipo Windows) e muito mais. Conveniente, eficiente e com isolamento, seguro também.
VMware Workstation Pro grátis para uso no Linux e Windows
A Broadcom, que comprou a VMware em 2023, disse em uma postagem no blog que está tornando essas ferramentas anteriormente caras gratuitas para uso pessoal em um esforço “para fornecer valor contínuo e duradouro para nossos clientes e para a comunidade VMware em geral”.
Os usuários comuns que desejam um laboratório virtual em seu computador Mac, Windows ou Linux podem fazê-lo gratuitamente simplesmente registrando e baixando os bits do novo portal de download localizado em support.broadcom.com
Uma assinatura paga ainda é necessária para o Fusion Pro e o Workstation Pro se usado para fins “comerciais”. Mas como não há nenhum requisito rígido, monitoramento no aplicativo ou qualquer outra limitação de recurso para avaliar isso, isso se deve à honestidade do usuário.
E para Linux?
Quando se trata de software de máquina virtual para Linux, existem outras opções de código aberto. O Oracle VirtualBox é o mais conhecido, enquanto o GNOME Boxes oferece um frontend amigável para a poderosa tecnologia de virtualização KVM e QEMU.
Dito isso, o VMware Workstation Pro tem mais alguns “profissionais” próprios, como rede configurável, incluindo suporte a VLAN, várias NICs virtuais e ferramentas de simulação de rede; snapshots, clonagem fácil e modelos de máquina; recursos de conectividade remota, etc.
Mas aí seria de se esperar isso até certo ponto, certo? A virtualização é um problema secundário para a Oracle (que mantém os dedos aquecidos em muitas tortas), mas tem sido o único foco da VMware nos últimos 25 anos.
Claro, se você deseja usar o VMWare Workstation Pro em relação a outras opções depende de você. Não estou aqui para defender, apenas transmitir a palavra de que este software agora é “freeware” no Linux, Windows e macOS.
Como obter o VMware Workstation Pro
Para baixar o VMware Workstation Pro 17 para Linux, você precisa se inscrever em uma conta Broadcom, entrar em uma página de suporte específica, aceitar os T&Cs, clicar em um link de download e inserir informações de “conformidade comercial” antes do início do download.
No Linux, o instalador do VMware Workstation é um arquivo. Incomum; efetivamente um shell script vinculando a binários dentro. Baixe-o totalmente e, em seguida, dê permissão ao pacote para ser executado. Em seguida, execute-o como root de um terminal para instalar..bundle
Depois disso… Bem, as coisas se envolvem no Linux – este artigo teria saído há 4 horas, mas a ferramenta do módulo do kernel que tem que construir módulos de kernel compatíveis falha repetidamente (um problema de longa data que acontece) – mas eu resolvi isso no final.
Depois disso, percorra as etapas como você vê-los, certificando-se de verificar o “Quero licenciar o VMware Workstation Pro 17 para uso pessoal” e optar por não receber todos os outros lixos.